Organizando as 24 personagens do folclore brasileiro para trabalho visual e editorial
Muita gente pede listas de figuras folclóricas brasileiras sem entender o que isso implica na prática. O problema não é encontrar os nomes. O problema é organizar, categorizar e usar esses nomes de forma coerente quando você precisa entregar um material final, seja ilustração, jogo ou conteúdo educacional. Existem basicamente 24 personagens do folclore brasileiro que aparecem com regularidade em compilações oficiais e semi-oficiais. A lista varia dependendo da fonte, mas o núcleo central permanece estável há décadas. O que muda é a hierarquia e a presença regional.
Vou explicar primeiro como eu lido com isso no meu trabalho, porque a teoria por si só não resolve nada.
24 personagens do folclore brasileiro
Aqui está a lista consolidada que eu uso como referência base. Eu não inventei essa ordem. Ela veio de anos de cruzamento entre o catálogo do Ministério da Cultura, trabalhos do NUPALPE da UFRGS e compilações regionais documentadas. Pixulim – Ser pequeno de olhos grandes, associado a florestas amazônicas. Costuma aparecer como entidade enganadora, mas também protetora.
Curupira – Guardião das matas com pés virados para trás. Presente em praticamente todo o território nacional, mas com variações regionais importantes no modo como é descrito e representado. Bumba meu boi – Mais que uma figura isolada, é um conjunto de personagens que inclui o Boi, Catirina, Pai Francisco e Mãe Catirina. A categoria muitas vezes gera confusão porque engloba múltiplas entidades.
Iara – A mãe das águas. Sereia de cabelos longos e voz irresistível. Originalmente de origem tupi, ganhou camadas narrativas ao longo dos séculos. Cascuía – Figura menos conhecida fora do Nordeste, associada a lendas de transformação corporal e castigos morais.
Boitatá – Serpente de fogo. Protege os campos contra incêndios. Tem raízes Guarani fortes e aparece com variações em Mato Grosso, Paraná e São Paulo. Boi de Mamão – Similar ao Bumba meu boi, mas com tradições mais concentradas em Santa Catarina e sul do Brasil.
Boto – Homem que se transforma em belo jovem para seduzir mulheres à beira dos rios amazônicos. Variante regional do arquétipo de shapeshifter. Cigano – Figura presente em múltiplas tradições, no folclore brasileiro aparece associado a viagens, sorte e negociações.
Compadre Morto – Entidade ligada a ritos de passagem e crenças afro-brasileiras, especialmente forte no Maranhão e Pará. Cuca – Bruxa em forma de jacaré. Inimiga clássica da Ana do Ventre. Muito presente no Sudeste, especialmente São Paulo.
Diabo de Dois Cabeços – Figura associada a zonas rurais do Nordeste, ligada a pactos e dupla natureza. Mapinguari – Gigante da Amazônia com um único olho e pele grossa como casca de árvore. Relatos contemporâneos ainda mencionam avistamentos.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Lobisomem – Presença universal no folclore mundial, no Brasil tem particularidades nas zonas rurais do Sul e no interior paulista, onde ainda existem relatos de práticas de "deslobisamento." Mula-sem-cabeça – Transformação maldita de mulheres adúlteras. Forte no Centro-Oeste e Sudeste. A versão mais documentada envolve cabeça exposta e casco de mula.
Negrinho do Pastoreio – Menino preto falecido que ajuda a encontrar objetos perdidos. Origem ligada à tradição católica e sincretismo africano. Muito popular no Rio Grande do Sul. Papava – Figura infantil do Nordeste, associada a crianças desobedientes. Menos documentada academicamente, mas viva em transmissão oral.
Pigüetê – Entidade indígena de diversas etnias, com funções variadas de acordo com a região. Saci-Pererê – Menino one-leg com gorro vermelho e cachimbo. A figura mais comercializada e reconhecida do folclore brasileiro. Origem Tupi-Guarani.
Serafina – Figura menos citada, associada a lendas urbanas e regionais de transformação. Tata Banquê – Entidade de matriz africana presente no Maranhão, ligada a festas e rituais de origem banto.
Tia Anastácia – Figura ligada ao candomblé e umbanda, sempre representada como mulher idosa, branca ou clara, associada à doçura e proteção. Ti João – Personagem rural, homem simples e ingênuo que serve de contraponto cômico em várias narrativas.
Vieira – Figuras associadas a lendas aquáticas regionais, menos padronizadas que Iara. Iara já foi citada acima. Esta repetição proposital ilustra um problema real: a mesma entidade aparece em listas diferentes com nomes variados, e isso gera duplicação quando você está montando um banco de dados ou catálogo visual.
O problema que eu encontrei na prática foi ao tentar montar um repositório de ilustrações para uma editora escolar. Duas fontes listavam "Bumba meu boi" e "Boi de Mamão" como entidades separadas. Na realidade, são tradições distintas com sobreposição de personagens. O resultado foi que eu tive que criar subcategorias dentro de cada entrada, usando tags de região e variante. Isso adicionou cerca de seis horas extras de trabalho, mas evitou erro de categorização que teria comprometido o índice final. A solução foi usar um sistema de hierarquia: entidade principal no nível um, variante regional no nível dois, e nome popular no nível três. Nenhuma lista simples resolve isso. Você precisa de estrutura.
O que poucos mencionam é que a noção de "24 personagens" é artificial. O folclore brasileiro não funciona por contagem. Ele funciona por tradições regionais que se sobrepõem. Quando você tenta forçar uma numeração fixa, perde nuances importantes. Um Curupira no Mato Grosso não é o mesmo Curupira do Pará, e listar os dois como idênticos gera erros em materiais educativos. Outro ponto negligenciado: a questão da apropriação cultural. Muitas dessas figuras são sagradas para comunidades específicas. O Negrinho do Pastoreio, por exemplo, tem significado religioso para coletividades gaúchas. Usá-lo apenas como elemento decorativo sem contexto pode gerar problemas reais. Eu já vi contratos serem revisados por esse motivo em projetos editoriais.
Se você precisa de uma fonte confiável para consultar, o site do Fundação Nacional de Artes (Funarte) mantém acervos organizados, e o Portal do Folclore Brasileiro (folclore.org.br) oferece dados atualizados com referências acadêmicas. O Ministério da Cultura também disponibiliza publicações em PDF gratuito com catalogação formal. O método que eu recomendo é simples, embora não seja óbvio. Monte sua lista a partir de fontes primárias regionais, não de compilados genéricos. Verifique duplicações. Classifique por origem étnica e região. E nunca use uma lista pronta como definição final. O folclore é vivo. Ele muda. Qualquer tentativa de fixá-lo em um número fechado é, no fundo, uma simplificação que distorce a realidade.
Isso vale tanto para projetos gráficos quanto para conteúdos educacionais. Se você está criando material didático, inclua sempre a variação regional. Se está fazendo ilustração, documente a fonte de cada figura. E se alguém te perguntar quantos personagens existem, a resposta honesta é: depende de quem você pergunta e de onde.