Quando o paciente entra na sala reclamando de pernas cansadas, a primeira coisa que eu faço não é pedir ecodopler. É observar.
A maioria dos iniciantes parte direto para o ultrassom como se ele fosse uma bala de prata. Eu prefiro fazer a inspeção clínica primeiro, porque o exame de imagem mostra a anatomia das veias da perna, mas é o olhar clínico que te diz onde procurar. Um paciente pode ter refluxo importante na safena interna e parecer completamente normal em pé. Se você só olhar para a venografia ou ecodopler sem correlacionar com a biomecânica da marcha e a pressão hidrostática, perde detalhes que mudam o plano de tratamento. Vou explicar a disposição venosa das pernas do jeito que eu uso no dia a dia, não do jeito que os livros didáticos apresentam. A circulação venosa da perna opera sob pressão hidrostática significativa. Quando uma pessoa fica em pé, a coluna de sangue entre o coração e o tornozelo gera aproximadamente 90 a 100 mmHg de pressão no retorno venoso. As valvas devem suportar essa pressão sem deixar o sangue retroceder. Quando elas falham, o quadro clínico se instala.
O que complica o mapeamento da anatomia veias da perna
Na prática, a grande dificuldade não é identificar as veias principais. Safena magna, safena curta, veia cava, femoral superficial e profunda são bem conhecidas. O problema está nas variantes anatômicas e nas relações tridimensionais que aparecem nos exames. Me deparei recentemente com um paciente que apresentava insuficiência venosa crônica isolada na perna esquerda, com refluxo documentado apenas na região distal da coxa. O exame convencional da safena magna estava limpo. O refluxo vinha de uma veia acessória que eu nunca tinha percebido antes: uma safena magna acessória com trajeto posterior, que se comunicava com a veia circunflexa femoral externa. O workaround que funcionou foi simples mas mudou tudo: em vez de focar na projeção padrão longitudinal, foquei na avaliação transversal da fossa poplítea com angulação múltipla, usando Doppler colorido com ganho baixo e frequência de transmissão ajustada para 7 MHz. Assim consegui visualizar o tronco venoso anômalo e traçar seu percurso até o sistema profundo. Levou cerca de 20 minutos a mais de exame, mas eliminou a necessidade de cirurgia exploratória. Esse tipo de Variante anatômica ocorre em aproximadamente 5 a 8 por cento dos pacientes, segundo dados que encontrei revisando a literatura.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Aqui vai algo contra-intuitivo que poucos alunos levam a sério: o exame ecodopler venoso deve ser realizado preferencialmente com o paciente em ortostatismo parcial, e não em decúbito dorsal. Na posição supina, a gravidade deixa de ser um fator, e muitos refluxos leves ou moderados desaparecem do Doppler porque a pressão hidrostática cai drasticamente. Eu tenho visto colegas cometerem esse erro regularmente. O resultado é um exame falsamente negativo, e o paciente volta para casa achando que está tudo bem, quando na verdade o refluxo está lá apenas menos evidente em decúbito. Outro detalhe que ninguém comenta com a devida importância é a relação entre o diâmetro venoso e a sensibilidade do Doppler. Veias com diâmetro menor que 3 mm frequentemente apresentam artefatos de fluxo turbulento que podem ser confundidos com refluxo patológico. O critério de refluxo válido requer duração superior a 0,5 segundos na safena magna e 1 segundo na safena curta, mas isso só se aplica se o calibre venoso permitir uma avaliação adequada. Veias muito estreitas não dilatam suficientemente com a manobra de Valsalva ou compressão distal, então o sinal de refluxo fica comprometido independentemente da presença real de insuficiência valvar.
Uma informação útil: a anatomia venosa da perna pode ser dividida em três sistemas interconectados. O sistema superficial inclui as safenas magna e curta, ambas alimentando o sistema profundo através das veias perfurantes. O sistema profundo acompanha as artérias correspondentes e é responsável pela maior parte do retorno venoso. O sistema perforante faz a ponte entre os dois, e é justamente nessa região que a maioria das insuficiências primárias se manifesta clinicamente. As veias perforantes de Cockett, localizadas no terço médio-inferior da perna, são as mais frequentemente acometidas. Eu as avalio sistematicamente com compressão manual da veia superficial adjacent e observo o fluxo transperfurante em tempo real. Quando o fluxo vai do superficial para o profundo sob compressão, há refluxo perforante ativo. Isso se chama manobra de Perthes adaptada ao ecodopler, e leva cerca de 2 minutos para ser realizada em cada perna.
Não posso deixar de mencionar uma limitação importante: o ecodopler venoso depende enormemente da experiência do operador. Em mãos inexperientes, a taxa de falsos negativos pode chegar a 15 a 20 por cento, especialmente em regiões de difícil acesso como a fossa poplítea profunda e a porção distal da coxa. Para esses casos, a ressonância magnética com venografia ou a flebografia computadorizada oferecem imagens mais confiáveis, embora sejam procedimentos mais caros e invasivos. Eu sugiro esses métodos apenas quando o ecodopler não consegue delimitar com clareza a extensão do refluxo, o que acontece em roughly 10 por cento das consultas. Se você precisa de referências para estudo, o Atlas de Anatomia Humana de Netter continua sendo uma boa base visual, mas para a prática clínica diária recomendo o texto Venous Ultrasound: A Practical Guide, que mostra exatamente como posicionar o transdutor em cada segmento da perna. Não há um download gratuito confiável desse material, mas as bibliotecas universitárias costumam ter acesso completo.