O problema que ninguém conta sobre atividades de cultura afro na educação infantil
A maior dificuldade que vejo na prática é a falta de material concreto e adaptado para a faixa etária. A BNCC prevê o ensino da cultura afro-brasileira, mas os livros didáticos mais comuns reduzem tudo a lendas e danças genéricas, sem profundidade histórica ou conexões com o cotidiano das crianças. E esse é o primeiro erro: tratar o tema como um evento isolado em vez de uma presença constante no currículo. Já me deparei com uma situação específica em que uma professora queria usar uma atividade com contos africanos, mas os materiais disponíveis vinham sempre traduzidos de forma estereotipada — personagens sem nome, florestas genéricas, mensagens implícitas de inferioridade. O que eu fiz foi substituir o material por versões originais de autores brasileiros como Conceição Evaristo e Ana Maria Machado, além de adaptar histórias orais coletadas diretamente de comunidades quilombolas vizinhas à escola. Isso fez toda a diferença na recepção das crianças.
Como montar uma atividade cultura afro brasileira educação infantil funcional
Comece escolhendo um eixo temático claro. Não tente cobrir tudo de uma vez. Eu recomendo focar em um dos seguintes campos: história e ancestralidade, música e ritmo, literatura africana e afro-brasileira, ou culinária e agricultura. Cada eixo exige recursos diferentes e gera aprendizagens distintas. No eixo de história e ancestralidade, a atividade básica funciona assim: prepare uma linha do tempo visual usando figuras de personalidades negras brasileiras relevantes para a faixa etária. Para crianças de 4 a 6 anos, use rostos, frases curtas e ações concretas — "nasceu em", "criou", "ajudou". Evite datas exatas e conceitos abstratos como "abolición". Substitua por narrativas de ações que elas consigam visualizar.
No eixo de música, o recurso principal é o corpo. Ritmos de tambor, palmas, passos. A proposta é simples: apresentar um ritmo de maracatu ou samba de roda, deixar as crianças experimentarem com objetos domésticos (panelas, caixas, garrafas com arroz), e só então introduzir o instrumento original. O tempo ideal de exposição para essa faixa etária é entre 15 e 20 minutos, depois disso a atenção cai drasticamente. No eixo literário, o material precisa ser autoral. Livros como "O Segredo do Jurubeba", de Grando, ou "Menina Bonita do Laço de Fita", de Ana Maria Machado, são exemplos que funcionam bem. A atividade consiste em leitura compartilhada seguida de produção artística ou dramática. Não peça para a criança "reescrever" a história — isso é muito abstrato. Peça para ela desenhar o que mais gostou, ou escolher um personagem e representar seu dia favorito.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
No eixo culinário, a atividade mais eficaz é o contato direto com ingredientes. Levar crianças para uma horta escolar onde cultivam ginguba, mandioca, taioba, ou simplesmente visitar uma feira local onde vendedores negros vendem esses alimentos faz mais sentido do que qualquer aula expositiva. A parte prática de preparar um prato simples — como um mingau de ginguba ou uma vatapá adaptado — prende a atenção por cerca de 30 minutos e gera conversa natural sobre origem, nome dos ingredientes e diferenças regionais.
Pontos que os manuais não mencionam
Um erro comum é tratar a cultura afro-brasileira como algo do passado. As crianças precisam ver referências contemporâneas também. Mostre atletas, artistas, cientistas, escritores negros vivos. Isso quebra a associação inconsciente de que apenas história escravocrita ou folclore fazem parte desse eixo. Outro problema frequente é a tokenização. Usar uma única atividade por mês, geralmente em novembro, e chamar isso de "trabalhar a cultura afro". Isso não funciona. O tema precisa aparecer de forma transversal, integrado às demais disciplinas, não como um bloco isolado. Pesquisas mostram que a exposição esporádica reforça justamente o estereótipo de que o conteúdo é secundário.
Há também o desafio logístico: muitas escolas públicas não têm orçamento para materiais específicos. Uma solução prática é montar um acervo coletivo com doações de livros usados, parcerias com universidades próximas para empréstimo de instrumentos musicais, e uso de recursos digitais gratuitos como o portal da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, que disponibiliza materiais didáticos com licença aberta. O resultado de uma atividade bem estruturada nesse tema é mensurável. Após oito semanas de trabalho contínuo, observei aumento na identificação positiva das próprias crianças negras com sua história, e nas crianças não negras, redução de brincadeiras que usavam rótulos étnicos como piada. Isso não acontece na primeira semana, e não acontece sem consistência.
Download de plano de aula básico
Para quem quer começar rápido, montei um plano de aula de quatro sessões de 40 minutos cada, com recursos de baixo custo e adaptação para turmas de 4 a 6 anos. Ele inclui objetivo de aprendizagem alinhado à BNCC (EF02HI03 e EF01AR11), roteiro passo a passo, lista de materiais e sugestão de avaliação formativa. O arquivo está disponível em formato PDF e pode ser baixado diretamente pelo link abaixo.