Atividade De Arte Eja - Atividade de Arte 8 Ano e EJA | PDF
Atividade de Arte 8 Ano e EJA | PDF

Atividades de arte na EJA: o que funciona na prática

A atividade de arte EJA geralmente é pensada como algo genérico: um desenho, uma colagem, uma ficha para colorir. Na realidade, o problema é outro. O aluno adulto muitas vezes não tem bagagem formal, mas tem uma relação intensa com a imagem, seja através da publicidade, das redes sociais ou do trabalho manual. Se a proposta não levar isso em conta, a aula vira perda de tempo para todos. O modelo tradicional pede para copiar uma técnica ou analisar uma obra sem contexto. Isso falha porque ignora a temporalidade do estudante EJA. Ele trabalha, chega cansado, e a exigência de "fazer arte" soa como mais uma prova escolar que ele já tentou evitar por anos. A solução não é simplificar o conteúdo, mas partir do objeto que ele já reconhece.

Como montar uma atividade de arte EJA que não gera reprovação emocional

O primeiro passo é identificar o repertório visual do grupo. Na minha experiência, a maioria dos adultos em EJA cresceu vendo televisão aberta, revistas em quadrinho, panfletos de feira e, atualmente, rolagem infinita de Instagram e TikTok. Eles sabem ler imagem, mas não sabem nomear o que veem. A atividade precisa fazer essa ponte. Eu costumo começar com uma questão prática: pedir para eles trazerem um objeto ou uma imagem impressa que tenham preferência. Pode ser uma foto de família, uma peça de roupa usada, uma propaganda de produto alimentício. A partir daí, a análise não parte de um artista consagrado, mas da escolha deles. Eu questiono: o que chama atenção? Qual cor domina? Qual seria a mensagem se isso fosse um anúncio? A técnica entra depois, como ferramenta, não como fim.

Uma armadilha comum é achar que o aluno adulto não consegue interpretar arte contemporânea. Isso é mito. O que acontece é que a arte contemporânea costuma ser apresentada de forma hermeticamente elitista, com linguagem cheia de jargão. Se você usar uma obra como "Cana-brava" de Candido Portinari, por exemplo, e conectar com a experiência migratória ou de trabalho rural que muitos trazem, a compreensão é direta. O problema surge quando o professor fala de vanguarda sem dar o contexto social.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Um caso específico que dá erro com frequência

Já vi muitos profissionais pedirem para fazer um mosaico ou um relevo com materiais reciclados sem levar em conta a acessibilidade física do grupo. Um aluno com artrose nas mãos, por exemplo, não vai conseguir recortar papelão com tesoura durante quarenta minutos. A atividade vira uma frustração pública. O workaround que eu uso é oferecer opções de execução. Quem tem limitação motora pode montar o mosaico com peças maiores, usando cola de isopor em vez de cola quente, ou mesmo participar da etapa de composição e direção criativa, enquanto outro faz o corte. Outro erro técnico é subestimar o tempo de secagem de tintas e colas em salas mal ventiladas. A atividade parece pronta, mas na hora da avaliação ou exposição, tudo está grudado e borrado. Nesse caso, a correção é prática: usar materiais de secagem rápida, como tinta guache com pouca água, ou preparar as peças com antecedência e deixá-las em local seco. O cronograma da aula deve incluir esse tempo, senão a produção fica pela metade.

Vantagens e desvantagens reais do uso de tecnologia nessa abordagem

Introduzir tablet ou celular na atividade de arte EJA pode ser poderoso, mas tem limitações sérias. A vantagem imediata é que o aluno pode pesquisar referências visuais instantaneamente, visualizar obras em alta resolução e até produzir arte digital simples se a escola tiver o equipamento. Isso democratiza o acesso a acervos que antes eram restritos a museus. A desvantagem é logística. A maioria das escolas públicas não tem estrutura de wi-fi confiável, e os aparelhos pessoais dos alunos são frequentemente antigos, com baterias ruins e telas trincadas. Além disso, há o risco de a atividade virar passeata digital, onde o aluno tira a foto e esquece de analisar o conteúdo. Para contornar, eu estabeleço regras claras: o dispositivo é ferramenta de pesquisa, não de distração, e a produção final precisa ter uma entrega analógica, mesmo que seja apenas um esboço em papel. Isso garante que a habilidade motora e a reflexão crítica não sejam negligenciadas em nome da inovação.

O resultado final de uma atividade bem estruturada nesse contexto costuma ser um portfólio simbólico do grupo, onde cada elemento carrega uma história pessoal traduzida em linguagem visual. Não se trata de formar artistas profissionais, mas de reconhecer que a leitura de mundo do adulto se constrói também por meio da imagem. Quando a proposta respeita essa trajetória, a participação muda completamente de patamar.