Praticando com consciência negra na sala de artes
Vou direto ao ponto. Criar uma atividade de artes sobre a consciência negra que não seja apenas decorativa ou superficial exige repensar o que está nas paredes da escola e no que os alunos produzem. A maioria das propostas que vejo por aí gira em torno de colar recortes de imagens da padaria ou pintar máscaras com tinta guache. Funciona para preencher o cronograma, mas não transforma nada.
Como montar uma atividade de artes sobre a consciência negra que faça sentido
A primeira coisa é entender que consciência negra não é um tema que se esgota em outubro. Se você tratar só no mês da abolição, está fazendo um trabalho de vitrine, não de aprendizagem. A atividade precisa conversar com a história da África e das diásporas de forma contínua, não como exceção. No meu caso, quando tive que desenvolver isso com turmas do ensino médio, o problema era outro: os alunos já tinham uma noção rudimentar, mas achavam que arte africana era coisa do passado. Eles viam as esculturas yorubás nos livros didáticos e pensavam que aquilo não tinha relação com sua vida. A atividade precisei criar teve que quebrar essa distância temporal.
Montei um projeto onde eles pesquisavam artistas negros contemporâneos do Brasil e do continente africano. Não só os consagrados, mas os que estavam ativos nas periferias das cidades onde a escola ficava. Peça de arte urbana, instalações, performances. A parte prática era produzir uma intervenção visual no corredor da escola usando técnicas mistas. O resultado foi diferente do esperado no início. Uns quatro alunos começaram a questionar por que não viam representação negra nas exposições da escola durante o ano todo. Isso abriu um diálogo que continuou depois da entrega do trabalho. A atividade de artes sobre a consciência negra virou ponto de partida, não ponto final.
Materiais e técnicas que funcionam
Não precisa de equipamento sofisticado. Tinta guache, cartolina, cola, revistas, recortes. O importante é usar materiais que permitam apropriação e não só reprodução. Quando os alunos copiam imagens prontas, não há produção crítica. Quando eles reinterpretam, colam, fragmentam, transformam, aí está o trabalho artístico de verdade. Uma técnica que costuma dar certo é o collage político. Entregar notícias antigas e atuais sobre violência contra negros, junto com imagens de resistentes históricos e contemporâneos. A tarefa é montar uma composição que mostre a continuidade ou a ruptura. Não há resposta certa. O que importa é o processo de escolha ejustaposição.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Outra abordagem é trabalhar com simbolismos visuais da diáspora. Os padrões textilísticos africanos, as cores, as formas geométricas. Os alunos estudam a origem e o significado de cada elemento antes de usá-los. Assim evitam apropriação cultural acidental e conseguem trabalhar com respeito e informação.
Um problema real que enfrentei e como resolvi
A questão era com alunos que traziam preconceito internalizado. Uns diziam que arte negra era arte ingênua, outros que não tinha valor estético. Em vez de debater frontalmente, pedi que trouxessem imagens do que consideravam arte de qualidade. A maioria trouxe obras canônicas europeias. Então mostrei, lado a lado, produções de artistas negros brasileiros e africanos com mesma complexidade técnica e conceitual. O trabalho de Alex de Lygia Clark e Amílcar de Castro foi comparado com produções de Nailson Joaq e outras vozes contemporâneas. Os alunos perceberam que o cânone artístico brasileiro é muito mais diverso do que os livros mostram. A atividade de artes sobre a consciência negra acabou virando também uma revisão crítica do próprio currículo.
O que não funciona e por quê
Não adianta colocar temas sensíveis sem preparar o terreno. Se os alunos não têm base histórica, a atividade vira debate vazio ou, pior, reforça estereótipos. É necessário trabalho prévio com história da África, contextos coloniais, diásporas. Sem isso, a produção artística fica superficial. Também não resolve apenas exibir produções em painel na parede. A exposição sem mediação vira decoração. O trabalho precisa ser discutido, questionado, revisitado. Uma apresentação oral, uma roda de conversa, um texto reflexivo complementam a produção visual.
Se a escola não tem condições de convidar artistas negros para palestras ou oficinas, isso é um problema real. Alternativamente, pode-se usar materiais documentais disponíveis online, entrevistas, vídeos. O importante é trazer voz viva, não só imagem estática.
Resultados que acompanhei
Em uma turma onde aplicamos esse tipo de trabalho, os alunos produziram intervenções visuais que permaneceram na escola por meses. Não como decoração passageira, mas como ponto de discussão contínua. Outros alunos, que não participaram do projeto, passaram a questionar a representatividade nos materiais didáticos. A atividade de artes sobre a consciência negra mostrou que educação artística pode ser ferramenta de transformação quando feita com profundidade e respeito. Não é solução mágica, mas é um caminho possível.