Ensinar gênero gramatical no 4º ano é mais complicado do que parece
Muitos professores chegam na sala achando que basta dizer "palavras com 'a' são femininas e com 'o' são masculinas" e pronto. Os alunos decoram, fazem a lista de exercícios, e na prova seguinte erram porque esqueceram o que aprenderam. O problema não é a regra em si. É que essa abordagem é superficial demais para o que o currículo espera do 4º ano, e os alunos precisam de algo mais concreto para fixar. A atividade masculino e feminino 4 ano que funciona na prática é aquela que mistura exploração de palavras, registro escrito e correção ativa. Não adianta apenas passar exercício de caderno. Aluno precisa ver, manipular, errar e corrigir.
Como montar uma atividade masculino e feminino 4 ano que realmente funcione
Eu comecei a fazer isso de um jeito específico depois de perceber que meus alunos do 5º ano ainda confundiam "jornal" com gênero feminino. Eles tinham aprendido no 4º ano, mas de forma fragmentada. A partir daí, mudei a estratégia e passei a trabalhar com três etapas que se repetem toda semana. Etapa 1 — Exploração guiada. Eu coloco dez a doze palavras no quadro sem nenhuma divisão. Peço que eles observem e tentem encontrar padrões. A maioria nota o "a" no final, mas alguns apontam "borboleta", "índice", "táxi". Esses casos são importantes. São exceções que eu seguro para a correção ativa. Deixo que eles tentem classificar sozinhos, mesmo que errado. O erro nessa fase é dado como válido e serve de base para o debate.
Etapa 2 — Registro com artigo. Aqui é onde a coisa pega. Cada aluno recebe uma lista de vinte substantivos e precisa escrever o artigo definido antes de cada um: "o", "a". Não pode usar cor ou desenho. Tem que escrever. A escrita fixa mais do que a colorização. Alunos que só circulam ou pintam esquecem rápido. Quem escreve "a cachorro" errou feio, mas o erro fica registrado e pode ser corrigido na hora. Etapa 3 — Correção em dupla com justificativa. Troca-se a folha com o colega. Cada um corrige e, se errar, precisa escrever porquê. Isso é o que faz a fixação acontecer. Quando o aluno escreve "porque cachorro leva 'o' no singular", ele está construindo a regra. Quando escreve "porque a professora falou", a memória é fraca e esquece em duas semanas.
Um detalhe prático que eu aprendi na marra: não use listas com muitas palavras terminadas em "-ão" na primeira rodada. "Caminhão", "canhão", "coração", "cidadão" são masculinos. Mas "nação", "cão", "ação" também. A exceção frustra o aluno no início. Depois de dois ou três encontros, quando a confiança já está montada, aí eu introduzo esse grupo. Funciona melhor. Outro ponto que ninguém fala: substantivos sobrecomuns. "Coração", "vítima", "criança" são um pesadelo em prova. O aluno confia no "a" final e marca feminino. Na verdade, "vítima" e "criança" são sobrecomuns de dois gêneros — o artigo que define. Eu gasto uma aula inteira só nisso. Não tem como pular.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
O que acontece quando você não trabalha isso desde o início
Se o 4º ano passar por cima disso correndo, o 6º ano paga a conta. Gênero dos substantivos se junta com concordância nominal, e o aluno que não domina o básico vai travar na hora de fazer frases corretas. Eu vi turmas inteiras com dificuldade de concordância porque o problema raiz era falta de familiaridade com masculino e feminino desde o fundamental. Uma dica que eu uso e que corta o tempo de correção pela metade: em vez de pedir vinte palavras por vez, peço dez. Duas vezes por semana. O aluno consegue manter o foco e o professor corrige com mais atenção. Quantidade grande gera preguiça de corrigir e a correção malfeita não ensina nada.
Para quem quer material pronto, existem plataformas como o Só Pedagogia, Portalli e o Escola Brasil que oferecem atividades prontas de masculino e feminino para o 4º ano. A maioria exige cadastro, mas o acesso é gratuito. Eu pessoalmente baixo as fichas, modifico os exemplos para incluir palavras da realidade dos meus alunos — coisas como "celular", "aplicativo", "jeans" — porque palavras importam. Aluno se conecta mais com o que conhece. O problema das atividades prontas é que elas frequentemente repetem o mesmo padrão: palavra, artigo, pintar, circundar. Isso é entretenimento, não aprendizado. A criança termina a ficha e não consegue explicar por que "flecha" é feminino se não tem "a" no final. Ou por que "moto" é feminino e "carro" é masculino. O que importa não é a ficha. É o momento de discussão que vem depois.
Limitações que ninguém avisa
Essa abordagem funciona bem para a maioria dos alunos, mas tem dois grupos que enfrentam dificuldade específica. O primeiro é o aluno com dislexia. Para ele, a distinção visual entre "o" e "a" pode ser confusa, e a leitura dos artigos antes de cada palavra vira uma barreira real. Nesses casos, eu troco a escrita pelo áudio: levo as palavras no gravador do celular, e o aluno ouve e responde de forma oral. A avaliação do gênero continua existindo, só muda o canal de entrada. O segundo grupo é o aluno que ainda não domina a leitura. Se ele não lê com fluência, a atividade de listar e classificar vira uma tarefa de decodificação, não de compreensão. Aí o gênero gramatical fica preso na porta. Recomendo, nesses casos, focar primeiro na oralidade e no contato com palavras faladas, usando jogos de classificação com cartões grandes, antes de colocar o aluno para escrever.
Também vale dizer que essa metodologia não resolve problemas de fundamentação teórica do professor. Se o docente não domina a classificação de substantivos compostos, prefixados e derivados, ele vai passar mal na hora de explicar. "Antifrota" é masculino. "Platina" é feminino. "Platibanda" é feminino também, mas ninguém lembra. O professor precisa ter à mão uma tabela de regras e exceções, senão a aula vira improviso e o aluno sai confuso. O essencial é entender que masculino e feminino no 4º ano não é uma questão de memorização. É uma questão de exposição frequente, erro corrigido e registro escrito. Se você conseguir fazer isso de forma consistente durante todo o ano, o resultado aparece. Se depender de uma única atividade impressa e de uma revisão antes da prova, a taxa de esquecimento é alta e o trabalho precisa ser recomeçado no ano seguinte.
Eu recomendo que o professor reserve pelo menos trinta minutos semanais fixos para isso, distribuídos em sessões curtas. Uma sessão de exploração, uma de escrita, uma de correção. Não precisa ser nada grandioso. Precisa ser constante. A consistência é o que faz a diferença entre o aluno que esquece e o que assimila de verdade.