Atividade Sobre 18 De Maio Combate A Exploração Infantil - 18 de Maio – Dia do Combate ao Abuso e Exploração Infantil – Obra do Berço
18 de Maio – Dia do Combate ao Abuso e Exploração Infantil – Obra do Berço

Planejando uma atividade escolar para o 18 de maio

A data 18 de maio foi escolhida como o Dia Nacional de Combate ao Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes por causa do desaparecimento e assassinato da pequena Araceli Cabrera Sánchez, em 1973, no interior de Minas Gerais. A ideia por trás das atividades escolares nessa data não é transformar crianças em vítimas ou traumatizá-las, mas sim ensinar sobre consentimento, limites corporais e a importância de conversar com adultos de confiança quando algo errado acontecer. Eu já participei da elaboração de material didático para esse tema em escolas públicas e particulares, e o maior problema que encontrei foi tentar abordar o assunto sem que os alunos mais velhos, os do nono ano, não achassem aquilo bobagem ou envergonhassem os menores. A solução que funcionou foi separar as faixas etárias e trabalhar conceitos diferentes: com os menores, foco em "corpo é meu" e nomes corretos das partes íntimas. Com os maiores, abordar sinais de risco e canais de denúncia, sem sensacionalismo.

Atividade sobre 18 de maio combate a exploração infantil

Como estruturar a aula na prática

O primeiro passo é definir o público-alvo com clareza, porque o que funciona para o primeiro ano do ensino fundamental é completamente inadequado para o quinto ano. Professores costumam cometer o erro de usar o mesmo material para todas as turmas, o que gera dois extremos: crianças pequenas não entendem nada, e adolescentes acham que estão sendo tratados como bebés. A divisão por faixa etária é essencial, não opcional. Para turmas do primeiro ao terceiro ano, uma atividade simples e eficaz envolve o desenho do contorno do próprio corpo em papel kraft grande, colado no chão ou na parede. A criança pinta as partes do corpo enquanto o professor reforça que cada parte tem um nome correto e que ninguém tem o direito de tocar onde não deve. Isso parece básico, mas a maioria dos materiais prontos que circulam nas plataformas educacionais pula essa etapa e vai direto para mensagens genéricas como "se alguém fizer você sentir medo, conte a um adulto". O fundamento anatômico e de nomenclatura é o que dá base para tudo o que vem depois.

Para turmas do quarto e quinto ano, uma dinâmica diferente funciona melhor. Divida a turma em grupos e entregue situações hipotéticas — nunca reais — que envolvam tentativas de aproximação indevida por desconhecidos ou conhecidos. Os alunos precisam identificar o que há de errado em cada situação e propor o que fariam. O importante é que as situações sejam plausíveis mas distantes o suficiente para não causar angústia. Já vi professores usarem exemplos tão extremos que os alunos entraram em pânico, achando que estavam descrevendo casos do bairro deles. Mantenha os cenários abstratos e claros. Com os ensino fundamental II, o trabalho pode ser mais direto. Pesquise junto com os alunos o Disque 100, entenda como funciona a Rede de Proteção, e discuta quais adultos da confiança podem ser procurados fora do ambiente escolar. Isso é particularmente relevante porque muitos alunos não sabem que o Disque 100 funciona 24 horas e é anônimo. A maioria acha que precisa dar o nome completo ou que só funciona em horário comercial.

Materiais que realmente funcionam

O Ministério da Educação disponibiliza cartilhas gratuitas que são bastante completas. A cartilha "Protegem-me", voltada para crianças menores, usa linguagem acessível e ilustrações adequadas. Para educadores, existe o material "Diálogos sobre o assunto" que oferece roteiro de conversa pronto, o que economiza tempo de preparação e evita que o professor improvisem algo inadequado no calor da aula. O link direto para o acervo está no portal do MEC, na seção de direitos humanos e educação. Uma observação importante: evite usar vídeos de filmes ou séries dramáticas sobre o tema. A tendência é escolher trechos muito intensos que deixam os alunos perturbados sem trazer aprendizado construtivo. Se for usar material audiovisual, prefira produções educativas feitas especificamente para escolas, que equilibram a gravidade do tema com uma abordagem pedagógica adequada à idade.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Pitfalls comuns e como evitá-los

O erro mais frequente é tratar o assunto de forma muito rápida, como se fosse uma questão de cumprir agenda. A atividade precisa ter pelo menos dois encontros para que os alunos possam processar o conteúdo e fazer perguntas sem pressão. Um único encontro de quarenta minutos raramente produz qualquer aprendizado significativo e ainda corre o risco de deixar dúvidas abertas que podem gerar ansiedade. Outro problema recorrente é a falta de preparo do professor para lidar com possíveis revelações. Um aluno pode, durante a atividade, mencionar que sofreu ou está sofrendo algum tipo de abuso. O professor precisa saber exatamente o que fazer nesse caso: não investigar, não prometer sigilo, não ignorar. O procedimento correto é registrar o que foi dito, encaminhar para a coordenação pedagógica e, em seguida, para os órgãos competentes. Nenhum professor deve tentar conduzir uma apuração sozinho.

Também é preciso tomar cuidado com a forma como se fala sobre os agressores. Material didático ruim frequentemente apresenta o agressor apenas como "um estranho mau", o que é uma simplificação perigosa. Estatísticas mostram que a maioria dos casos envolve pessoas conhecidas pela vítima — familiares, vizinhos, conhecidos da família. Manter essa nuance na conversa com os alunos ajuda a construir uma compreensão mais realista do risco.

Alternativas quando a escola não tem estrutura

Nem todas as escolas têm condições de realizar atividades completas nesse dia. Professores sobrecarregados, falta de e resistência de parte dos pais são obstáculos reais. Nesses casos, uma alternativa viável é adaptar o material do MEC para uma conversa simples de cinquenta minutos, focando nos pontos essenciais: nome correto das partes íntimas, direito de dizer não, e como acionar o Disque 100. Menos conteúdo, mas bem executado, é melhor do que uma atividade mal preparada que termina antes do tempo ou gera mais confusão do que clareza. Em último caso, o professor pode direcionar os alunos e as famílias ao site oficial do Disque 100 e à plataforma Brasil Protegido, que possuem materiais de orientação para pais e responsáveis. Assim, mesmo que a escola não consiga dedicar tempo extra, a informação chega a quem precisa.

O que falta em muitos materiais prontos é justamente esse equilíbrio entre ser informativo e não ser excessivo. A data existe para chamar atenção, mas a prevenção ao abuso sexual infantil é um trabalho contínuo, não um evento de um dia só. Atividades bem feitas em 18 de maio são úteis, mas o resultado real depende do que acontece nos outros treze meses do ano.