Atividade Sobre Culinária Afro Brasileira - Sequência didática com atividades sobre a Culinária Afro-brasileira e ...
Sequência didática com atividades sobre a Culinária Afro-brasileira e ...

Como estruturar atividades sobre culinária afro brasileira na sala de aula

A maioria dos professores que precisa trabalhar culinária afro brasileira acaba copiando receitas de blog e transformando em trabalho prático. Isso funciona até certo ponto, mas o resultado é superficial. Os alunos comem o acarajé e esquecem. A questão é que a comida africana no Brasil carrega camadas históricas que normalmente ficam invisíveis quando o foco é só o sabor. O que vou descrever aqui é o método que uso quando preciso montar um plano de aula completo em menos de uma semana. Comecei com isso há alguns anos, quando a secretaria da escola me pediu para desenvolver uma atividade sobre culinária afro brasileira como parte do projeto interdisciplinar do trimestre. O prazo era curto e a maioria dos professores não sabia por onde começar.

Por que uma atividade sobre culinária afro brasileira vai além da receita

A conexão entre alimentação e história não é óbvia para a maior parte dos alunos. Eles veem vatapá, moqueca ou Quiabo como pratos genéricos. A verdade é que cada ingrediente tem uma trajetória que remete ao tráfico negreiro, às terras de origem e às estratégias de resistência cultural. O quiabo, por exemplo, veio da Etiópia e da região da África Ocidental. A dendrozeira também tem origem africana. O óleo de dendr não era apenas um tempero, era um recurso que as comunidades negras mantinham mesmo em condições de extrema restrição material. Quando se aborda culinária afro brasileira sem esses contextos, vira entretenimento culinário. Com o contexto, vira ensino de história, geografia e sociologia através de algo tangível. A comida serve como porta de entrada.

O problema mais comum que eu encontrei foi a dificuldade de encontrar ingredientes autênticos em cidades do interior. Eu precisava de folhas de costela-de-adão para uma atividade prática e não tinha fornecedor local. A solução foi usar espinafre como substituto e explicar aos alunos explicitamente a substituição. Isso gerou uma discussão melhor do que se eu simplesmente tivesse comprado a folha pronta. Eles entenderam o conceito de adaptação de ingredientes durante a diáspora.

Método prático para montar a atividade

O primeiro passo é escolher uma receita que tenha clareza histórica. Eu recomendo começar com o acarajé, o vatapá ou a feijoada. São pratos com documentação suficiente e ingredientes acessíveis. Evite começar com receitas muito regionalizadas como o munguzá baiano ou o xinxim de galinha, a menos que você tenha acesso a ingredientes específicos. Depois da receita, você precisa mapear três coisas: a origem africana de cada ingrediente, o caminho que esses ingredientes fizeram até chegar ao Brasil e o papel das cozinheiras negras nesse processo. Esse último ponto é o mais negligenciado. A historiografia culinária brasileira quase sempre omitiu as nomes das mulheres que desenvolveram essas técnicas. Quando você menciona isso em aula, os alunos costumam ficar em silêncio. É um momento importante.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

A parte prática da atividade deve ser simples. Eu sempre faço os alunos prepararem apenas um componente do prato, como a massa do acarajé ou o tempero base do vatapá. Preparar o prato inteiro em uma única aula é inviável. O tempo de cozimento e os equipamentos necessários tornam isso impraticável em ambiente escolar. Focar num único elemento permite discutir técnica, ingredientes e contexto sem pressa. Eu costumo dividir a turma em grupos de quatro. Cada grupo fica responsável por uma dimensão diferente. Um grupo pesquisa a origem do ingrediente principal. Outro investiga o processo de preparo tradicional. Um terceiro analisa como o prato evoluiu no Brasil. O quarto grupo faz a preparação prática. No final, cada grupo apresenta em cinco minutos. O total da atividade ocupa duas aulas de cinquenta minutos.

O que funciona e o que dá errado

A parte que sempre dá certo é a pesquisa sobre origem dos ingredientes. Os alunos encontram informações fascinantes e ficam surpreendidos com a riqueza da conexão africana. A parte que mais falha é a apresentação prática. Já vi casos em que a escola não tinha fogões suficientes, outros em que o cheiro das frituras incomodou turmas próximas. Se você não tiver estrutura kitchenária adequada, substitua a prática por montagem de painel visual com fotos, receitas escritas à mão e linhas do tempo dos ingredientes. Outro ponto que precisa de atenção é a questão financeira. Alguns ingredientes como o azeite de dendê verdadeiro e a farinha de mandioca ralada na hora podem encarecer a atividade. Eu sempre avisei a coordenação antes de confirmar o plano. O orçamento para material de aula muitas vezes não cobre isso. Uma alternativa que funciona bem é pedir que cada aluno traga um ingrediente de casa, dividido entre a turma. Funciona quando os pais são comprometidos com o projeto. Não funciona quando a família não tem condições ou interesse.

Há também o aspecto político que precisa ser manejado com cuidado. Alguns alunos trazem visões preconceituosas sobre comida negra. Eu já escutei comentários do tipo "isso é comida de pobre" durante as atividades. A abordagem direta funciona melhor do que tentar ignorar. Eu parei a aula, olhei para quem falou e disse claramente que aquela avaliação é preconceito e que a culinária afro brasileira é base da gastronomia nacional. Não adianta suavizar. O silêncio que segue geralmente é produtivo.

Recursos úteis para o professor

O site do IPHAN tem materiais sobre patrimônio imaterial alimentar que podem ser usados como referência. O livro "A Cozinha das Minas" da Lícia Manero é uma boa fonte acadêmica, ainda que esgotado e caro em segunda mão. A professora andrea ricardi, da UFRJ, produz conteúdo acessível sobre afro-brasileira com viés antropológico. Para vídeos práticos, o canal do chef juliana berbel no youtube mostra preparos tradicionais com explicações históricas embutidas. Também vale consultar a lei 10.639/03 se a escola estiver montando um projeto que precise de amparo legal. A atividade sobre culinária afro brasileira se encaixa perfeitamente nos artigos que tratam do ensino de história e cultura africana e brasileira. Ter esse respaldo evita questionamentos da direção ou da coordenação pedagógica.

Se você está começando agora, monte um banco de receitas com anotações históricas em cada uma. Anote também o que funcionou e o que não funcionou em cada turma. A experiência prática acumulada é mais valiosa do que qualquer roteiro pronto. Nenhum plano de aula funciona da mesma forma duas vezes, especialmente quando se trabalha com tema cultural em sala de aula. A química do grupo, a disponibilidade de ingredientes e o tempo disponível variam sempre.