Como montar sequências de sílabas que realmente funcionam na prática
A maioria das atividades com cha che chi cho chu para alfabetização que encontra pela internet segue o mesmo padrão cansativo: uma folha com fileiras de sílabas para copiar, um tracejado aqui e ali, e depois a famosa "complete as palavras". O problema é que isso funciona para um ou dois alunos por turma. Para o resto, vira exercício mecânico que não gera aprendizado significativo. Eu sei disso porque já vi crianças copiando "cha" cem vezes sem conseguir identificar o som quando a sílaba aparecia isolada em outro contexto. O que eu uso e recomendo começa pelo contrário. Em vez de partir para a cópia, partimos da escuta ativa. A sílaba CH precisa ser apresentada com o fonema // claramente separado da percepção gráfica. Crianças pequenas tendem a ler o CH como C + H, dois sons separados, e isso trava a leitura por meses. A correção disso exige repetição auditiva antes de qualquer traçado de letra.
Atividades com cha che chi cho chu para alfabetização: estrutura que eu monto
Minha sequência padrão leva cerca de três aulas por grupo silábico. Na primeira aula, trabalho só com discriminação auditiva. Coloquinho uma fita ou áudio reproduzindo pares mínimos: "chave" versus "cape", "cheio" versus "ceio". Os alunos levantam a cartinha que corresponde ao som que ouviram. Nada de escrever nada. Só identificar. Essa fase costuma durar entre vinte e trinta minutos para uma turma de vinte e cinco alunos, dependendo do ritmo de cada um. Na segunda aula, entro na associação grafia-som. Entrego fichas com as sílabas soltas,CHA, CHE, CHI, CHO, CHU, junto com imagens que começam com essas sílabas. A atividade é de classificação: separar figuras cuja palavra inicial tem CH da pilha de figuras que começam com outras sílabas. Depois peço para ligarem a sílaba à imagem correspondente. Aqui entra a parte que a maioria dos materiais prontos falha: incluir palavras que geram conflito, como "chá" e "chave". A criança precisa perceber que a grafia é a mesma, mas a pronúncia se mantém constante.
Na terceira aula, só então trabalho com produção escrita. Palavras completas, depois frases curtas, e por fim um texto muito simples onde as palavras com CH estejam em destaque. O nível de autonomia varia. Alguns alunos já leem sozinhos nesse ponto. Outros ainda precisam da sílaba escrita como apoio visual durante a leitura. O que eu fiz recentemente e precisei ajustar: um aluno com quatro anos e meio estava confundindo sistematicamente o som de CH com o de X. Produzia "xave" ao tentar ler "chave". A solução não foi repetir a atividade, foi trocar o método de apresentação. Começamos com espelho: ele viu a posição da língua e dos lábios formando //. Depois, associei a sílaba CH a uma palavra que ele já dominava, "chuchu", e usei isso como ancora para transferir o som para outras sílabas. Levei duas semanas para consolidar essa associação específica. Não adianta insistir na mesma atividade repetidas vezes se o erro persiste.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
O que os materiais prontos costumam deixar de fora
As atividades que baixam de portais educacionais geralmente focam apenas no reconhecimento visual da sílaba. Poupam o aluno de trabalhar a fluência leitora com palavras reais. Isso cria um efeito colateral: a criança decora as sílabas como padrões gráficos, mas não consegue ler uma frase nueva que contenha CH fora do contexto treinado. Já vi relatos de professores relatando que alunos terminavam o primeiro trimestre sabendo identificar CH em listas, mas travavam na leitura de textos com palavras como "chuva", "chove" e "chover" porque a variação vocálica dificultava o reconhecimento imediato. Uma adaptação simples que acelera esse processo é o uso de palavras em contexto frase. Em vez de solicitar a identificação isolada da sílaba, exija que o aluno complete frases curtas com a palavra correta. "A ___ caiu forte" com as opções chuva ou chuchu. Isso força a integração entre reconhecimento silábico e significado. O ganho em fluência costuma aparecer em cerca de uma semana se a prática for diária e breve, algo em torno de quinze minutos por dia.
Outro ponto que poucos materiais abordam é a diferença entre as variantes dialetais do português brasileiro. Em algumas regiões, o som de CH tem realização mais friccionada do que em outras. Alunos de comunidades onde o fonema tende a ser mais suave podem ter dificuldade adicional ao comparar com exemplos padrão de materiais elaborados em regiões com realização diferente. Se sua turma apresenta essa característica, vale usar exemplos locais ao invés de depender exclusivamente de áudios padronizados.
Limitações que preciso deixar claro
Essa abordagem não é solução mágica. Ela funciona bem para alunos que ainda estão na fase inicial de consciência fonológica. Para crianças que já têm certa autonomia leitora mas apresentam dificuldade específica com CH, o tempo de intervenção precisa ser maior e mais focalizado. Nesses casos, actividades puramente lúdicas com sílabas isoladas tornam-se insuficientes. O ideal é combinar com práticas de leitura compartilhada, onde o aluno ouve e releem textos com abundância de palavras em CH, expondo-o a variações de contexto de forma natural. Também não recomendo usar apenas atividades impressas. Alunos com dificuldades motoras finas podem gastar toda a energia na execução gráfica e esquecer o objetivo principal, que é a associação som-grafia. Nessas situações, substitua parte das tarefas de escrita por atividades de montagem com letras móveis ou cartões encaixáveis. O resultado é o mesmo em termos de aprendizagem, mas com menos fricção.
Se você quer materiais prontos para complementar o trabalho, posso indicar buscadores de atividades por palavra-chave nos principais portais educacionais brasileiros. A maioria oferece versões gratuitas em PDF. O importante é selecionar aqueles que incluem etapas de discriminação auditiva e não apenas cópia e preenchimento de lacunas. Atividades com cha che chi cho chu para alfabetização têm utilidade real quando inseridas numa sequência estruturada, não quando usadas como encher linguiça entre uma aula e outra.