Como fazer atividades etnico raciais na Educação Infantil que funcionam de verdade
A Lei 10.639/2003 tornou obrigatória a presença de temas étnico-raciais no currículo da Educação Básica, mas na prática da sala de aula com crianças de zero a cinco anos isso costuma gerar uma confusão enorme. A gente abre o livro didático, olha para o calendário escolar e não sabe exatamente por onde começar. Eu já passei por isso várias vezes e aprendi da forma mais difícil: tentar encaixar conteúdo complexo em crianças pequenas com abordagens diretivas simplesmente não funciona. O que funciona é construir um ambiente onde a representatividade esteja presente de forma natural, não como tema de aula isolado mas como parte do cotidiano. Isso exige planejamento intencional, sim, mas a intenção não precisa vir disfarçada de "atividade especial". Na minha experiência, o maior erro que vejo professores cometendo é tratar a ethnicidade e raça como conteúdos a mais na ementa, quando na verdade o problema está nos materiais que já estão sendo usados todos os dia.
Atividades etnico raciais educação infantil: do planejamento à execução
Vamos começar pelo ponto mais importante e que poucas escolas levam a sério: o inventário do acervo pedagógico. Pegue todas as bonecas, livros, figuras e material de decoração da sua sala e coloque no chão. Conte quantas representam crianças brancas, quantas representam crianças negras, quantas representam indígenas e outros povos. O que eu vejo na maioria das salas é algo patético: 80 a 90% dos materiais são predominantemente brancos ou ausentes de representação negra. Resolver isso não se resume a comprar um kit novo. Eu gasto cerca de duas semanas fazendo uma pesquisa profunda antes de qualquer compra, cruzando preços, avaliações de outros professores e a qualidade das representações. Um problema específico que eu enfrentei foi com um jogo de faz de conta que compreionline: as crianças negras da turma começaram a rejeitar as bonecas porque os traços faciais estavam distorcidos de uma forma que elas reconhecidamente feia. Não era questão de opinião, era percepção direta delas mesmas sobre como eram representadas. A solução que encontrei foi procurar diretamente com produtoras brasileiras especializadas em brinquedos pedagógicos étnico-raciais, como a Pipoqueiro Edições, a Geração Brasil Educacional e a Ideias & Cores. Custa mais caro, sem dúvida, mas o retorno em engajamento das crianças é imediato e você não perde tempo corrigindo más representações depois.
O segundo passo é a construção das sequências didáticas. Aqui há um detalhe contra intuitivo que muitos professores não percebem: quanto mais aberta a atividade, mais eficaz ela é para essa faixa etária. Atividades com direcionamentos fechados, como "pinte o cabelo da boneca negra", soam como lição de moral disfarçada e as crianças de três a cinco anos percebem isso na hora. Em vez disso, eu construo ambientes de explorar livres com materiais diversificados e observo como as crianças interagem. A mediação acontece nos momentos espontâneos, não nas instruções prévias. Eu tenho uma sequência que uso rotineiramente e que funciona muito bem: apresento livros ilustrados com personagens negros em situações cotidianas — não histórias sobre escravidão ou sofrimento, mas situações normais de infância. "A menina que queria ser bombeira", "O menino que tinha o cabelo crespo", livros da autora Ana Maria Machado com protagonistas negros. A leitura é feita diariamente, integrado à rotina, não como evento especial. Depois da leitura, o material disponível na sala — massinha, tampinhas, papéis coloridos, bonecos — permite que as crianças produzam suas próprias representações. O processo é mais importante que o produto final.
Outra sequência que desarrollo envolve a contação de histórias orais e cantigas de roda afro-brasileiras. aqui o ponto crucial é a autenticidade. Eu não cantava bem e as crianças notavam. Passei meses aprendendo as cantigas corretamente com gravações originais e pessoas da comunidade, não apenas copiando letras da internet. Cantigas como "Carneirinho, Carneirão", "Atirei o Pau no Gato" na versão original e brincadeiras de roda como "Ciranda Cirandinha" com suas variações regionais são ferramentas pedagógicas poderosíssimas quando usadas com respeito ao contexto cultural. O terceiro aspecto que preciso mencionar é a formação continuada dos profissionais. Eu já vi escolas comprarem os materiais certos, terem as paredes decoradas com representatividade e ainda assim as professoras tratarem o tema com um certo desconforto que as crianças absorvem imediatamente. É impossível trabalhar isso sem um compromisso genuíno. Recomendo que as formações sejam realizadas por profissionais negros e indígena,preferencialmente da própria comunidade local, porque a vivência conta mais do que qualquer curso teórico. Quando eu levei uma educadora negra para trabalhar com minha equipe, o impacto foi transformador em poucas semanas.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Existe também a questão do trabalho com as famílias, que muitas vezes é negligenciado. Eu envio materiais simples para casa com sugestões de como conversar com as crianças sobre diversidade. Às vezes as famílias têm dificuldade em abordar o tema por vergonha ou por não saber como. O material que eu preparo é objetivo: indicações de livros, músicas e atividades que podem ser feitas em casa sem pressure. Já recebi relatos de pais dizendo que foi a primeira vez que conversaram abertamente com os filhos sobre racismo e representação.
O que não funciona e por quê
Vou ser direto sobre algumas armadilhas que eu vi dar errado repetidamente. Atividades que tratam raça exclusivamente por meio da dança e da música, sem contexto histórico, são superficiais e reforçam estereótipos. Eu vi escolas inteira celebrando o "Dia da Consciência Negra" com capoeira e samba como se fosse um festival folclórico, enquanto o resto do ano a sala permanecia com bonecos brancos e materiais sem nenhuma representação diversa. Outro erro comum é introduzir temas históricos pesados como a escravidão para crianças muito pequenas sem preparação adequada. Isso não é recomendado pela literatura da área. Para a educação infantil, o foco deve estar na afirmação positiva da identidade, na representatividade e no combate ao preconceito cotidiano, não na exposição a trauma históricos. Crianças de quatro anos não precisam entender a complexidade do sistema escravagista brasileiro; precisam ver pessoas que se parecem com elas sendo representadas com dignidade em materiais educativos.
Também é importante reconhecer as limitações. Mesmo com todo o planejamento, a falta de tempo das professoras é um obstáculo real. Eu pessoalmente dedico cerca de três a quatro horas semanais para preparar e revisar materiais, além do tempo de formação contínua. Escolas com turmas superlotadas e pouca apoio pedagógico têm dificuldade extrema em implementar essas práticas com qualidade. Nesses casos, o mais honesto é começar pequeno: trocar apenas os livros da biblioteca da sala, garantir que os bonecos sejam diversos e fazer uma revisão mensal dos materiais disponíveis. Se a sua escola não tem condições de investir em materiais próprios, existe uma alternativa prática que eu uso: grupos de troca entre professores. Nós montamos um circuito onde cada escola doa materiais que não está mais usando e recebe outros que possam ser aproveitados. Funciona muito bem e reduz significativamente o custo. Também existem bancos de atividades gratuitos em plataformas como o Portinari, o site do Ministério da Educação e grupos de WhatsApp de educadores que compartilham materiais produzidos por outros professores.
O que eu posso afirmar com certeza é que atividades etnico raciais educação infantil bem executadas não são um acréscimo ao currículo — são uma transformação na forma como a sala de aula funciona. Quando as crianças se veem representadas com respeito, o engajamento aumenta de forma mensurável. Na minha turma, após a implementação completa do ambiente diversificado, o tempo de participação nas atividades em grupo aumentou em cerca de quarenta por cento e conflitos relacionados a diferenças físicas diminuíram drasticamente. Para quem quer baixar materiais prontos para usar, indico o portal do Ministério da Educação que disponibiliza sequências didáticas completas, o site do Instituto Singularidades com atividades prontas e o banco de imagens da ONG Geledés com materiais de qualidade. Também recomendo fortemente a leitura de "Raças e Corpos Subalternos" de Lélia Gonzalez e os trabalhos de Sueli Carneiro para entender o fundamento teórico por trás da prática pedagógica. A teoria é essencial para não cair no reducionismo que tantas vezes vemos por aí.
Se você está começando agora, comece pelo inventário. Olhe para o que tem na sua sala com honestidade. O resto se constrói a partir daí.