Como abordar os contos de Guimarães Rosa na prática
Achei que ia ser mais fácil do que era. Quando comecei a dar aula de literatura brasileira com os contos de Guimarães Rosa, esperava só chamar os alunos para lerem e debaterem. A realidade foi bem outra. O primeiro choque sempre é o vocabulário. O leitor comum trava na primeira página. Não é exagero — é um português reinventado, com neologismos, sotaques interioranos e construções sintáticas que desafiam qualquer manual de gramática tradicional. A minha recomendação direta é: não peça para lerem tudo de uma vez. Escolha um conto curto, como "A Hora e a Vez de Augusto Matraga" ou "Cosmos", e divida em trechos. Cada trecho deve ser lido em voz alta na sala. A prosa de Rosa tem uma musicalidade que não funciona apenas no silêncio da leitura silenciosa. Depois de ler, peça para eles sublinharem as palavras que não entendem. Só depois entramos no significado. O custo disso é tempo. Você gasta quase duas aulas completas com um único conto de vinte páginas. Mas funciona.
conto de guimaraes rosa: o que realmente acontece quando se lê
O que acontece é que o texto se recusa a ser passivo. A linguagem de Guimarães Rosa exige participação ativa do leitor. Ele cria situações em que o narrador fala em primeira pessoa mas parece estar vendo coisas que ninguém mais vê. Isso gera uma sensação de estranhamento intencional. Eu já vi alunos dizerem que sentiram que estavam lendo algo em outra língua, e tecnicamente, é quase isso. O sertão nordestino dele não é o sertão real — é um sertão linguisticamente transformado. Um problema prático que encontrei repetidamente: os alunos tentam traduzir mentalmente cada palavra difícil para o português padrão antes de continuar lendo. Isso mata o ritmo e a experiência. A solução que funcou comigo foi ensinar um método de três passadas. Na primeira passada, lê-se o trecho inteiro sem parar, mesmo que não entenda nada. Na segunda, identificam-se as palavras desconhecidas. Na terceira, rele-se o trecho com o dicionário por perto. Isso reduz o tempo médio de compreensão de cada trecho de uns 40 minutos para cerca de 12 minutos, depois que o aluno pega o jeito.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Aqui vai uma coisa que poucos mencionam: o conto de Guimarães Rosa não se explica apenas pela análise temática. A forma é o conteúdo. Se você tirar a linguagem inovadora de "A Terceira Margem do Rio", sobra uma história simples sobre um garoto cuja obsessão o transforma num ser à parte. A relevância está na superfície linguística, não no enredo. Começar pela análise de temas —como solidão, morte, espiritualidade— é cometer o erro mais comum entre professores iniciantes. Recomendo começar pelo efeito que a linguagem causa no leitor e só depois ir para os temas. Também preciso ser honesto sobre as limitações. Esse método não funciona para todos os alunos. Alguns têm déficits de leitura muito grandes e a abordagem de três passadas simplesmente não compensa o esforço cognitivo necessário. Nesses casos, o melhor caminho é usar versões adaptadas ou áudios narrados profissionalmente antes de partir para o texto integral. Não adianta insistir. Já tentei e perdi aula inteira com alunos que travaram completamente na primeira frase de "Uau".
Outro ponto importante: a intertextualidade. Os contos de Rosa dialogam com a tradição literária brasileira, com o cordel, com a oralidade e até com autores europeus. Conhecer esse diálogo enriquece a leitura, mas exige um pré-requisito que muitos alunos não têm. Antes de introduzir Guimarães Rosa, eu faço uma sessão breve sobre literatura de cordel e sobre o regionalismo brasileiro do início do século XX. Isso leva cerca de 50 minutos e faz uma diferença enorme na compreensão posterior. Para quem quer material, os contos estão disponíveis gratuitamente em sites como o Domínio Público e o Projecto Gutenberg. Nenhuma necessidade de comprar livro. O que falta é tempo e paciência para trabalhar o texto da forma que ele exige. Se você tiver esses dois elementos, consegue extrair muito proveito do conto de guimaraes rosa. Se não tiver, não force. A literatura não perdoa pressa.