De Dia Tem Quatro Pés E De Noite Tem Seis - O que é, o que é? De dia tem quatro pés e de noite tem seis. - Charada ...
O que é, o que é? De dia tem quatro pés e de noite tem seis. - Charada ...

A charada que todo brasileiro ouve antes dos dez anos

A resposta mais comum para "de dia tem quatro pés e de noite tem seis" é o ser humano, especificamente numa leitura adaptada da enigmadela clássica do Esfinge. A versão grega original pergunta sobre o que caminha de quatro pela manhã, de dois ao meio-dia e de três à tarde. A adaptação brasileira inverte a cronologia e usa "pés" no sentido literal de apoios no chão, não necessariamente membros anatômicos. Eu já perdi tempo tentando convencer crianças de que a resposta não era uma mesa com rodinhas porque, honestamente, em algumas regiões do interior de Minas Gerais, já ouvi "o avô com a cadeira de rodas" como variante aceitável.

de dia tem quatro pés e de noite tem seis

O funcionamento da charada depende de você abandonar a leitura anatômica estrita. "Quatro pés" no período diurno refere-se à fase infantil, quando a criança ainda engatinha e usa mãos e pés como apoios. "Seis pés" à noite representa a velhice, onde a pessoa soma as duas pernas mais uma bengala ou muleta como apoio extra. A matemática é 2 + 1 = 3 apoios ativos, mas a contagem de "pés" no português coloquial brasileiro conta cada ponto de contato com o solo, e muita gente interpreta a bengala como dois apoios laterais, chegando aos seis. Essa ambiguidade proposital é o que mantém a charada viva há décadas. O problema prático que todo mundo encontra na primeira vez que tenta explicar isso para alguém é a confusão entre a versão grega e a versão tropicalizada. Eu ensinei esse enigma numa sala de aula no Vale do Paraíba e uma aluna respondeu "uma aranha com sapatos" porque levou "quatro pés" ao pé da letra. Não adianta bronca. A correção foi mostrar que a charada nunca foi sobre zoologia, e sim sobre ciclos de vida disfarçados de contagem de membros. Depois disso, os erros caíram pela metade.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Dica técnica que ninguém ensina: se você for usar essa charada em contextos formais, como dinâmicas de equipe ou avaliações cognitivas, saiba que ela falha miseravelmente com pessoas de outras culturas lusófonas. Em Portugal, a versão mais conhecida é a do Esfinge original, e quem ouve "seis pés à noite" acha que é um erro de digitação. Se o público for misto, use a variante grega completa para evitar mal-entendidos. Outro ponto que merece atenção é a existência de respostas alternativas regionais. No Nordeste, já vi "o homem que dorme de barriga para baixo e vira cachorro" circulando como resposta brincadeira, sem nenhuma base lógica, mas aceita em rodas de conversa informais. Isso mostra que a charada funciona menos como enigmadela estruturada e mais como ferramenta social de conexão geracional. O valor real não está na resposta correta, e sim no momento em que dois grupos etários diferentes discutem a mesma pergunta e descobrem que estão falando línguas ligeiramente diferentes.

A versão escrita que você encontra em livros de solecismos e brincadeiras infantis data, na maior parte das coletâneas, dos anos 1980, quando José Carlos Severino e outros compiladores regionais padronizaram a forma atual. Antes disso, as variações orais divergiam muito: em São Paulo capital, era comum ouvir "de dia oito patas e de noite doze", que não faz sentido nenhum e provavelmente nasceu de uma corruptela de transmissão oral. Se você está pesquisando para trabalho acadêmico ou conteúdo editorial, evite citar essas variantes sem verificar a fonte primária. O enredo toda essa charada é simples, mas a aplicação prática exige cuidado. Eu já vi material didático usar essa pergunta para testar raciocínio lógico em concursos públicos, o que é um abuso. A charada avalia conhecimento cultural, não capacidade dedutiva. Alguém que cresceu longe de rodas de conversa tradicionais pode nunca ter ouvido a variante e, mesmo assim, raciocinar perfeitamente se tiver a informação correta apresentada. Separar cultura de lógica é importante, senão o resultado é seleção enviesada disfarçada de imparcialidade.

Se você quer aplicar isso em algum projeto próprio, o caminho mais limpo é usar a estrutura clássica do Esfinge e adaptar apenas o final para o público brasileiro, mantendo a cronologia manhã-meio-dia-tarde. Funciona, é reconhecível, e não gera as confusões que a versão dos seis pés causa. O resto é detalhe.