Ensino Religioso Amor Ao Proximo - Amor ao próximo - Atividade de Ensino Religioso
Amor ao próximo - Atividade de Ensino Religioso

Ensino religioso e o tema do amor ao próximo nas salas de aula

O ensino religioso no Brasil é uma matéria controversa desde a Constituição de 1988, que a mantém como optativa nas escolas públicas de ensino fundamental. A parte do "amor ao próximo" aparece recorrentemente nos parâmetros curriculares, mas na prática é onde os professores mais tropeçam. Já vi docente trocar a aula por filme porque "o tema era muito difícil", e já vi turma do 9º ano levar lição de moral dos colegas ateus porque o professor não tinha preparo pra mediar o debate.

Como abordar ensino religioso amor ao proximo de forma realista

A abordagem mais funcional que eu já vi funcionar — e não é fácil encontrar isso em manuais didáticos — parte da premissa de que o amor ao próximo não precisa ser explicado a partir de nenhuma doutrina específica. Você começa pela experiência concreta. Pede pra turma listar situações do cotidiano onde alguém precisa de ajuda: um colega novo que ninguém convida pro grupo, o porteiro que trabalha dobdo turno, a campanha de roupas usadas que a escola organiza todo ano. Depois disso, você simplesmente pergunta: "por que a gente ajuda?". Aí é que entra o ensino propriamente dito. Cada aluno vai dar um motivo diferente. Um vai falar de Deus, outro de consciência, outro de que "se eu fosse o carente queria que me ajudassem". O trabalho do professor aqui é anotar todas as respostas no quadro e mostrar que o mesmo sentimento de solidariedade tem fontes diferentes. Isso é o que os parâmetros chamam de interconfessionalidade, e é exatamente isso que a lei exige quando fala de ensino religioso em escola pública.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Tem um problema prático que muita gente não considera. Quando você vai avaliar esse conteúdo, a tentação é pedir redação ou trabalho escrito. O resultado quase sempre é o mesmo: os alunos escrevem o que acham que o professor quer ouvir, não o que realmente pensam. A alternativa que funcionou pra mim foi fazer uma roda de conversa gravada em áudio, com permisão dos alunos, onde eles tinham que argumentar contra a própria opinião. Tipo: "vocês que são religiosos precisam explicar pros não religiosos por que ajudar o próximo faz sentido". Isso quebra a repetição decorada e mostra se o aluno realmente compreendeu ou só REPETIU. Aqui vai algo que poucos manuais mencionam: o risco de o ensino religioso amor ao proximo se tornar vazio. Quando se tenta agradar todas as denominações, o conceito de amor ao próximo pode esvaziar e virar um conceito genérico que não se conecta com nenhuma tradição de verdade. A solução que eu encontrei foi pedir que cada grupo de alunos pesquisasse como UMA tradição específica (cristianismo, judaísmo, islamismo, candomblé, budismo, etc.) entende o amor ao próximo, com fontes primárias. Não pra comparar qual é melhor, mas pra entender que o conceito tem camadas. Um aluno meu descobriu que no judaísmo existe o conceito de tikkun olam (reparar o mundo) e ficou fascinado. Isso é aprendizado real, não decoreba.

Outra coisa que precisa ser dita claramente: essa abordagem tem limitações sérias. Funciona em turmas de 20 a 30 alunos. Em turmas maiores, a roda de conversa perde o efeito e o professor acaba dominaçãondo o debate sem perceber. Funciona quando o professor tem formação mínima em ciências da religião ou filosofia. Em escolas onde o professor de ensino religioso é contratado apenas pra "dar a matéria" sem preparação, o resultado costuma ser dogmático superficial. Nesse caso, o melhor caminho é usar materiais do Ministério da Educação, como o caderno do ProReligiosidade, que tem sequências didáticas prontas e testadas. Se quiser materiais de apoio, o portal do MEC tem a coleção "Religiosidade" disponível gratuitamente no site oficial. Também recomendo olhar os documentos do Semana da Ciência e da Religiosidade da UNESP, que têm subsídios práticos para professores que não têm formação específica na área. O importante é não tratar o tema como perda de tempo ou como propaganda religiosa disfarçada. É uma das oportunidades que a escola pública tem pra discutir ética, convivência e diversidade de forma concreta. E quando funciona, funciona muito bem.