Como pesquisar a história da criança no Brasil: o que realmente funciona
A maioria das pessoas que tenta investigar a história da criança no Brasil acaba se perdendo em fontes genéricas. O problema é que o tema é fragmentado. Não existe um arquivo único, não existe uma obra definitiva que cubra tudo. Você precisa entender como a infância foi construída juridicamente, socialmente e institucionalmente ao longo dos séculos para conseguir traçar um percurso coerente.
Os primeiros passos na história da criança no brasil
Quando você começa a pesquisar, a primeira coisa que encontra é a ideia de que a infância como entendemos hoje é um fenômeno moderno. Isso é verdade, mas incompleto. O que acontece no Brasil é mais complicado porque temos uma colônia que não herdou as mesmas estruturas europeias. As crianças pobres, escravizadas ou indígenas simplesmente não eram consideradas "crianças" pela legislação ou pelos registros da época. Elas eram mão de obra, eram assimiladas, eram invisibilizadas. Eu passei semanas tentando encontrar registros de crianças escravizadas no Rio de Janeiro do século XIX nos arquivos do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. O problema é que os registros existentes são essencialmente inventários de bens. Você encontra nomes, idades aproximadas, preços. Nada sobre vida cotidiana, nada sobre experiências. A workaround que eu usei foi cruzar esses dados com os processos judiciais de alforria e com os registros paroquiais de batismo, onde às vezes aparecem informações sobre famílias. Dá trabalho. Mas é o que existe.
O marco inicial que mais se conversa é a obra de Léon-Pain, mas ela é focada na Europa. Para o Brasil, os trabalhos de Maria Beatriz Bessel sobre a família portuguesa chegam até aqui, mas não respondem tudo. O que funciona na prática é começar por Pedro Paulo function (não, function é um pesquisador brasileiro importante sobre a história da criança e da juventude) e pela coleção "História das Crianças no Brasil", organizada por Maria Fernanda Bicalho e Eva Blay. São pontos de partida reais.
O que você precisa saber antes de começar
A história da criança no Brasil não segue a mesma linha do eixo Atlântico norte. Enquanto na França e nos Estados Unidos você tem uma trajetória clara de institucionalização progressiva, no Brasil a institucionalização chegou tarde e de formas muito particulares. O primeiro asilo de encontrados no Rio de Janeiro só aparece em 1857. Antes disso, crianças abandonadas eram simplesmente deixadas em rodas expostas e prontas para morrer ou serem acolhidas pela caridade institucionalizada. Um detalhe que quase todo mundo perde: a transição do Código Civil de 1916 para o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1988 não foi uma evolução linear. Houve décadas de retrocessos e camadas sobrepostas. O Direito Português continuou valendo muito tempo depois da independência, e as normas sobre menores foram se acumulando sem uma sistematização real. Quando você lê um processo judicial de 1930 sobre menores, muitas vezes a fundamentação ainda remete a decretações coloniais.
Aqui vai algo que vou contra a intuição: a história da criança no Brasil é mais reveladora quando você olha para os registros de saúde pública do que para os registros familiares. Os Boletins Sanitários do início do século XX têm dados sobre mortalidade infantil, internações, vacinação que nunca apareceriam em diários ou cartas. São números frios, mas são os únicos que mostram o que acontecia com a maioria das crianças, não apenas com as crianças de famílias que deixavam registro escrito.
Fontes principais e onde encontrá-las
A Biblioteca Nacional tem um acervo digitalizado considerável, mas o mecanismo de busca é ruim. Você consegue avançar se souber os nomes corretos dos periódicos da época. "Gazeta de Notícias", "Jornal do Brasil", "O Estado de S. Paulo" — todas tiveram secções infantis ou colunas sobre assistência à infância que são ricas em informação. O portal da Hemeroteca Digital da BN permite buscas por palavra-chave, mas os resultados precisam ser filtrados manualmente. Os arquivos estaduais são essenciais e subutilizados. O Arquivo Público do Estado de São Paulo tem fundos da Santa Casa de Misericórdia que registram entradas e saídas de crianças encontradas. O Arquivo Nacional, no Rio, tem o fundo do Serviço de Protecção aos Indígenas e de Libertação de Escravos, que embora focado em povos indígenas, traz registros de crianças retiradas de contextos escravagistas. O acesso é presencial na maioria dos casos, e a demanda de consulta tem fila.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Para pesquisa sobre o período colonial, os livros de registro paroquiais digitalizados pelo FamilySearch são úteis, mas com ressalvas importantes. Osbatismos registravam nome, data, padres responsáveis e muitas vezes o pai e a mãe. Para crianças escravizadas, os registros são esparsos e frequentemente incompletos. Eu recomendo cruzar com os almocreves e inventários pós-mortem, que às vezes mencionam crianças como dependentes.
Erros comuns nessa pesquisa
O erro mais frequente é aplicar conceitos contemporâneos de infância a períodos históricos sem mediação. A palavra "criança" existia no português antigo, mas seu significado era diferente. Podia designar pessoas de qualquer idade em contexto de dependência. Quando você lê um texto do século XVII usando "criança", precisa verificar o contexto antes de assumir que se refere a um menor de idade no sentido atual. Outro erro é tratar a história da criança no Brasil como um bloco só. O que acontecia no Nordeste açucareiro era radicalmente diferente do que acontecia no Sul coffeeeiro. A infância nas fazendas de café paulista tinha dinâmicas próprias, com crianças trabalhando nos campos desde cedo, mas também com mecanismos de tutela e proteção que não existiam na zona canavieira. Generalizações aquí são perigosas e produzem análises vazias.
A cronologia também precisa ser tratada com cuidado. O Brasil teve abolição em 1888, mas a cidadania plena das populações negras só veio muito depois, e isso se reflete diretamente na história da infância. Crianças negras no início do século XX ainda enfrentavam barreiras sistemáticas nos serviços de saúde e educação que crianças brancas não enfrentavam da mesma forma. Ignorar essa dimensão racial produz uma história da criança no Brasil que é essencialmente uma história das crianças brancas e ricas.
Alternativas quando os registros principais falham
Se você está pesquisando um período ou região onde os arquivos tradicionais são escassos, literatura de formação e romances do século XIX podem ser fontes secundárias válidas. Autores como José de Alencar e Lima Barreto descrevem cotidianos infantis que os registros oficiais não capturam. Claro, são obras de ficção, então precisam ser lidas com crítica, mas dão indícios sobre práticas, linguagens e expectativas em relação à infância que os documentos formais silenciam. Para o século XX, as revistas em quadrinhos infantis, os suplementos infantojuvenis dos grandes jornais e os manuais de educação doméstica são fontes Subestimadas. A Revista do Brasil, por exemplo, tinha uma secção regular de ilustrações e contos para crianças que reflete como a infância era pensada e vendida para o público em determinadas épocas. Essas fontes mostram a circulação de ideias sobre o que era ser criança no Brasil.
A antropologia histórica também oferece caminhos. Trabalhos como os de Mary del Priore sobre crianças no Brasil colonial, ou os de Jacqueline Pereira dos Santos sobre crianças e adolescentes negros no período imperial, mostram que é possível reconstruir histórias a partir de fontes fragmentadas quando se lê os documentos contra a grafa. Não é confortável. Exige ler o que não está dito, mas é o método que produz os resultados mais sólidos.
Uma última observação prática
A história da criança no Brasil é um campo que ainda está se formando. Não espere encontrar consensos estabelecidos. Os debates sobre quando nasce a consciência da infância no contexto brasileiro estão longe de terminar, e novos achados arqueológicos e documentais surgem regularmente. O que vale a pena fazer é acompanhar as produções do Grupo de Estudos em História da Criança e da Juventude, vinculado à ANPUH, e as publicações da revista História: Questões & Debates. São os espaços onde o campo está se estruturando de fato.