O que é Macunaíma, na prática
Macunaíma é um romance de 1928 escrito por Mário de Andrade, amplamente considerado uma das obras mais importantes da literatura brasileira. O livro segue as aventuras do personagem-título, nascido no Alto Solimões, filho de um índio tapuya com uma mulher branca. A narrativa o acompanha enquanto ele busca o tijucá, uma pedra encantada que lhe daria poderes sobrenaturais, e encontra pela caminho irmãos, jagunços, uma vaca que cospe ouro e uma sereia. O que torna o livro diferente de tudo que estava sendo publicado na época é a maneira como Mário constrói a língua do romance. Ele mistura português padrão com palavras de origem tupi, expressões do interior, termos africanos e construções coloquiais que na época pareciam escandalosas. Não é uma linguagem decorativa — é a própria voz da obra.
macunaíma o herói sem nenhum caráter
A frase que define Macunaíma mais do que qualquer resumo de sinopse é aquela que o próprio Mário coloca logo no início: "O herói de nenhum caráter". Isso não significa que ele seja mau ou imoral. Significa que Macunaíma não tem uma identidade fixa, não se enquadra em arquétipos literários convencionais. Ele é preguiçoso, esperto, covarde às vezes, corajoso outras, manipulado, manipulador. Ele se adapta a cada situação, e essa adaptabilidade é exatamente o que o torna um símbolo da identidade brasileira — algo que não se deixa prender a categorias simples. Eu li Macunaíma pela primeira vez quando estava revisando esse livro para um seminário na faculdade. A minha dificuldade na época não era entender a trama — que já é fragmentada de propósito — e sim perceber como Mário desmonta a noção de personagem tradicional. Cada tentativa de classificar Macunaíma como "protagonista heróico" ou "antihérói" falha, porque ele simplesmente recusa essas etiquetas. Ele não evolui no sentido clássico da narrativa. Ele circula, repete, transforma. E o livro inteiro é construído sobre essa lógica de circularidade, não de progresso linear.
Outro ponto que muitas pessoas perdem na primeira leitura é a dimensão política da obra. Macunaíma não é só um exercício de estilo ou um livro de fantasia folclórica. Mário de Andrade estava, com esse romance, propondo uma refundação da literatura brasileira. Ele pegou elementos que a cultura dominante considerava inferiores — o índio, o negro, o sertanejo, a língua dos iletrados — e os colocou no centro de uma obra de alta complexidade artística. Isso era radical nos anos 1920, e continua sendo relevante hoje. O livro tem cerca de 160 páginas em edições comuns, o que significa que não é uma leitura pesada. Mas a densidade não está no volume, está na superfície. Cada parágrafo carrega camadas de referência mitológica, linguística e social. Mário brinca com homônimos, cria neologismos, inverte a ordem das palavras de propósito. Quando Macunaíma diz "tá bom" repetidamente, não é só um traço de personalidade — é uma reprodução fiel de uma expressão oral que existe de fato no Brasil, elevada à condição de recurso literário estrutural.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Se você está pensando em ler Macunaíma, eu recomendo que não tente decifrar tudo de uma vez. A primeira leitura deve ser mais perto possível da experiência que o livro propõe: deixe-se levar pela cadência, pela música das frases, pelas situações absurdas. Na segunda leitura é que os detalhes ganham peso. Você vai notar coisas que passaram despercebidas, como a presença constante da muiraquitã, o amuleto que Macunaíma perde e ganha ao longo da história, e que funciona como um fio condutor simbólico entre as diferentes etapas da jornada. A obra também se beneficia muito de uma edição bem anotada. As edições da Companhia das Letras e da Editora 34 costumam ter notas úteis que explicam as referências mitológicas e os usos linguísticos. Sem essas notas, partes significativas do texto passam batido. Eu mesmo deixei passar por anos a referência à lenda do Curupira até encontrar uma edição com comentários adequados. Depois disso, ficou claro como Mário subverte o mito ao colocar o Curupira como figura cômica e não ameaçadora dentro da narrativa.
O que poucas pessoas mencionam é que Macunaíma é, em certos trechos, profundamente engraçado. O tom de Mário oscila entre o épico, o grotesco, o lírico e o humorístico, e essa oscilação é intencional. Ele não está tentando criar uma atmosfera unificada. Está tentando capturar a diversidade do Brasil em forma de prose. O resultado é um livro que resiste a qualquer classificação simples, o que é exatamente o ponto. Para quem quer ir além da leitura, há algumas adaptações interessantes. A ópera de Villa-Lobos, embora inacabada, é uma releitura poderosa. O filme de Joaquim Pedro de Andrade, de 1969, com Sérgio Carrere no papel principal, é uma versão mais livre mas captura bem o espírito de desregramento da obra. Existem também versões em quadrinhos e adaptações teatrais que valem a pena conhecer, cada uma destacando um aspecto diferente do livro.
O legado de Macunaíma se estende por décadas de produção cultural brasileira. autores como Jorge Amado, João Guimarães Rosa e até contemporâneos como Milton Hatoum bebem da fonte que Mário abriu. A ideia de que a literatura brasileira pode e deve ser escrita com a língua como matéria-prima, não como veículo neutro, começou ali. Isso não é exagero — é a leitura mais honesta que se pode fazer da obra.