O Nome Da Rosa Livro - O Nome da Rosa - Livro - WOOK
O Nome da Rosa - Livro - WOOK

Por que o nome da rosa livro continua sendo uma obra complicada de entender

A maioria das pessoas lê o nome da rosa livro achando que é um thriller medieval com muitos cadáveres. Não é. É um romance sobre como a informação é controlada, disfarçado de detetive noir em um mosteiro siciliano de 1327. Umberto Eco escreveu isso entre 1978 e 1980, quando ainda era professor de semiótica na Universidade de Bolonha, e o resultado é uma obra que consome cerca de 550 páginas de narrativa pura se você pegar uma edição comum em português. O structure é linear. William de Baskerville, um monge franciscano inspirado vagamente no lógica de Francisco de Asis, chega a uma abbey no norte da Itália para participar de uma disputa teológica entre o Papa e os franciscanos. Logo depois, começam os assassinatos. Cada morto está associado a um dos sete pecados capitais, e William precisa resolver quem é o culpado antes que todos na abbey acabem mortos. A trama funciona perfeitamente como mystery policial, mas o livro não para aí.

O nome da rosa livro estrutura e conteúdo

Dentro dessa trama de assassinatos, Eco inseriu capítulos inteiros de discussão sobre signifier versus signified, a relação entre palavras e coisas, e como os manuscritos medievais eram produzidos, copiados e censurados. Isso não é enfeite. É o ponto central do argumento dele. O biblioteca do mosteiro é labiríntica, e o labirinto é uma metáfora para a forma como o conhecimento humano é organizado, acessado e, principalmente, escondido. Quando eu estava estudando semiótica nos anos 2000, passei duas semanas tentando mapear todas as referências cruzadas do livro. A primeira coisa que percebi foi que cada um dos sete assassinatos corresponde a um livro específico da biblioteca. Não é gratuito. Eco está mostrando como o conhecimento e o poder estão entrelaçados. O monge Jorge de Burgos, o vilão da história, queima a biblioteca porque ela contém um manuscrito perdido de Aristóteles sobre a comédia que poderia desestabilizar a autoridade papal. A queima é literal e simbólica ao mesmo tempo.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

O problema prático de ler essa obra é o volume de informação. Se você está acostumado com romances mais diretos, as 550 páginas podem parecer intermináveis nas primeiras 200. A maioria das pessoas abandona na metade porque não percebem que a investigação criminal e a reflexão filosófica são a mesma coisa para Eco. Não há separação entre as duas camadas. Elas evoluem juntas. Meu workaround quando encontrei esse problema foi ler primeiro as edições mais compactas, como a da editora Record ou da Paz e Terra, que mantêm o texto original sem notas de rodapé excessivas. As edições acadêmicas com centenas de notas explicativas são úteis para pesquisa, mas transformam a experiência de leitura em algo mais próximo de um trabalho universitário do que de uma novela policial. Para uma primeira leitura, evite as versões anotadas. Volte a elas depois que já tiver terminado o livro.

Outro detalhe que passa despercebido: o narrador não é William de Baskerville. É Adso de Melk, um jovem monge que participa da investigação como aprendiz. Adso narra tudo décadas depois dos acontecimentos, e isso muda completamente a maneira como a história é contada. Ele tem hindsight de alguém que já viveu bastante, então as observações dele sobre os eventos incluem julgamentos morais que William nunca faria. Essa camada adicional de narração é o que permite a Eco explorar temas de memória, arrependimento e a falibilidade da percepção humana sem precisar sair do formato de detective fiction. Uma questão prática que enfrentei pessoalmente ao revisar o livro para uma disciplina de literatura comparada foi a tradução. O nome da rosa livro foi originalmente escrito em italiano, e algumas traduções para o português têm problemas sérios com a terminologia técnica. Palavras como "significante", "significado", "semiose" e "hermenêutica" aparecem de formas inconsistentes dependendo da editora. Eu recomendo especificamente a tradução de João Alexandre Birman, publicada pela Record, porque mantém a precisão conceitual sem soar artificial. As traduções mais baratas, especialmente edições de bolso de outras editoras, frequentemente simplificam demais o discurso filosófico e perdem nuances importantes.

A edição italiana original usa o título Il nome della rosa, e o livro foi publicado pela Bompiani em 1980. A versão em inglês, The Name of the Rose, veio em 1983 pela Harcourt Brace Jovanovich. Em português, existem várias traduções competindo no mercado, então escolher a certa realmente faz diferença na experiência de leitura. A obra já foi adaptada para o cinema em 1986, com Sean Connery e Christian Slater, mas o filme omite grandes portions do material filosófico, então o livro continua sendo a única forma completa de acessar a obra. O que poucos leitores percebem na primeira passagem é que Eco construiu o labirinto da biblioteca como um espelho do próprio livro. As seções alternam entre narrativa de suspense e digressões teóricas. O leitor, como William, precisa aprender a navegar por esses corredores de informação sem se perder. Essa é exatamente a experiência que Eco quer que você tenha. O ato de ler o livro é, em si mesmo, uma experiência semiótica de decodificação.