A origem por trás dos personagens
A Turma da Mônica não nasceu de um dia pra noite com todos os personagens já prontos. O que existia antes era um artista tentando abrir espaço no mercado de quadrinhos brasileiro, que na época era dominado por gibis importados e por produções mais sérias. Maurício de Sousa tentou de tudo: fez anúncios publicitários, desenhos para propaganda, até mesmo histórias em quadrinhos avulsas sem muito resultado concreto. O personagem principal, uma menina de cabelo preto em dois coques que puxava o rabo do irmão mais novo, surgiu em 1963, mas ganhou forma definitiva alguns anos depois. Antes disso, Maurício já tinha criado outros personagens, como o Bidu, que apareceu em 1959. O Bidu foi realmente o primeiro sucesso dele, um cachorrinho que virou personagem de tira cômica em jornais.A verdadeira origem da turma da monica
O caminho foi mais gradual do que muita gente imagina. Maurício trabalhava em uma gráfica chamada Diferença, onde produzia materiais para publicidade. Lá ele desenvolveu um estilo visual limpo e reconhecível, com traços simples que funcionavam bem em tiras de jornal e propagandas. Esse estilo acabou sendo fundamental para os personagens que viriam depois. A revista em quadrinhos propriamente dita começou a tomar forma quando ele percebeu que os personagens que criava para propaganda tinham personalidade suficiente para ganhar suas próprias histórias. A Mônica saiu das propagandas e entrou em uma tira chamada "Patinhos e Patinhas", onde apareciam vários personagens animais. Foi ali que o público reconheceu o potencial da garotinha.
Cebolinha veio logo em seguida, como o oposto dela: um menino que usava linguicareiro e falava trocando o R pelo L. Cascão nasceu da necessidade de ter um personagem que lidasse com higiene e sujeira de forma cômica, não pedagógica. Magali, por sua vez, representava a fome excessiva de uma forma bem mais leve do que os gibis da época costumavam tratar o tema. A primeira publicação oficial da Turma da Mônica como revista mensal ocorreu em 1970, pela editora Abril. Antes disso, os personagens já circulavam em tiras de jornal e em materiais promocionais, mas foi aí que ganharam consistência editorial.
Como a equipe montou a dinâmica dos personagens
Maurício não trabalhava sozinho, mas o controle criativo era absolutamente dele. Ele definiu cada personagem com uma característica central muito clara: Mônica com raiva e proteção, Cebolinha com astúcia e mentirinhas, Cascão com a sujeira, Magali com a fome. Essa simplicidade intencional era proposital — funcionava porque cada traço gerava conflitos cômicos imediatos sem precisar de explicações longas. O que muita gente não percebe é que essa linha entre humor e comportamento problemático era deliberadamente tênue. A Mônica dar socos no irmão mais novo, o Cebolinha enganar todo mundo com truques, o Cascão se recusar a tomar banho — isso tudo era apresentado como normal e engraçado. O resultado foi que crianças e pais consumiam a mesma coisa de formas diferentes. As crianças viam os personagens como elas: rebeldes, bagunceiras, desobedientes. Os pais viam uma versão inofensiva e resolvida desses mesmos impulsos.
Um detalhe prático que poucas pessoas conhecem: a Fera, o dragão de estimação da Mônica, começou como um elemento secundário numa história de 1968. A primeira aparição foi numa tira onde ela simplesmente tinha um bicho de estimação imaginário. O dragão ganhou corpo próprio e personalidade só anos depois, quando Maurício percebeu que o recurso cômico funcionava bem em histórias mais longas. O personagem quase não aparecia nos primeiros anos da revista e hoje é essencial para o universo dela.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
O que aconteceu com os personagens ao longo do tempo
A turma cresceu. Novos personagens foram sendo adicionados gradualmente, mas nem todos duraram. O Francisco, o Plug, a Ferreadora — esses e outros apareceram e sumiram ao longo das décadas. O que permaneceu foi basicamente o núcleo original porque as características deles já estavam bem definidas e não precisavam de ajustes. Um ponto que vale anotar: a Mônica teve uma fase em que ficou famosa por ser agressiva de forma controversa. Nos anos 70 e 80, alguns educadores e pais criticaram o personagem por normalizar a violência doméstica. A resposta da editora foi manter o traço, mas suavizar progressivamente as situações. Hoje em dia, a Mônica ainda dá socos, mas o contexto cômico é mais claro do que nos primeiros anos.
A obra de Maurício de Sousa atingiu números que poucos editores brasileiros conseguem imaginar. São mais de 500 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, com traduções em mais de uma dezena de idiomas. A Turma da Mônica tem presença constante em países como Portugal, Japão e Estados Unidos, o que é incomum para uma produção genuinamente brasileira.
Dados técnicos e cronológicos
O primeiro registro do estilo que levaria à Turma da Mônica está em 1959, com o Bidu. A Mônica aparece formalmente em 1963 numa tira chamada "O Supercão". A revista própria começa em 1970. Em 1977, a série ganha uma versão animada para a televisão, produzida pela TV Globo em parceria com a editora. O desenho animado manteve o mesmo tom dos quadrinhos, com alguns ajustes para o formato de episódios. O personagem do Samson, o cão de estimação da Mônica, surgiu em 1970 e se tornou um dos mais reconhecíveis. Ele é frequentemente confundido com o Bidu, mas são personagens completamente diferentes — o Bidu é um cão cinza, o Samson é um bulldog preto e branco que pertence ao universo doméstico da Mônica.
A edição de colecionador com os primeiros anos da turma é relativamente acessível no mercado de usados. Exemplares das revistas de 1970 a 1975 podem ser encontrados em feiras de quadrinhos e sites de leilão por valores que variam entre R$ 20 e R$ 200, dependendo do estado de conservação. Edições com capas originais e sem rasuras tendem a valer mais.
O legado atual
Maurício de Sousa faleceu em 2020, aos 81 anos, deixando a propriedade intelectual e a direção criativa para sua equipe e familiares. A Turma da Mônica segue sendo publicada regularmente, com novos autores seguindo o estilo estabelecido pelo fundador. As características principais dos personagens não mudaram significativamente desde os anos 70, o que é raro em produções que duram mais de cinco décadas. O arquivo completo das tiras originais está sob custódia da própria editora, com digitalizações disponíveis para pesquisadores e colecionadores que solicitam acesso institucional. Para o público geral, as edições mais antigas ainda podem ser encontradas em bibliotecas públicas e acervos digitais de universidades brasileiras.