Quem deu direito ao voto feminino no Brasil — e o que os livros didáticos escondem
O mito mais comum que eu encontro ao ministrar aulas de história contemporânea é que o voto feminino chegou de uma vez só, por decreto bom e bonito. Na prática, foi um processo irregular, com avanços estaduais antes da regulamentação nacional, e com resistência ativa de setores que temiam que mulheres votassem contra seus interesses. Se você está pesquisando quem deu direito ao voto feminino e quer entender o mecanismo real — não só a data — precisa acompanhar três camadas: a ação das organizações feministas, a estratégia política de Getúlio Vargas e o contexto internacional da década de 1920.
Quem deu direito ao voto feminino de fato
O marco legal nacional está na Lei 3.029, de 24 de setembro de 1932, promulgada pelo presidente Getúlio Vargas e sancionada pelo Código Eleitoral daquele ano. Mas reduzir a história a esse artigo seria ingênuo. O mérito político cabe, em primeiro plano, à Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF), fundada em 1922, e à sua principal líder, Bertha Lutz. Ela negociou com partidos, articulou com a elite ilustrada da época e sustentou pressão constante durante uma década inteira. Antes disso, em 1927, o estado do Rio Grande do Norte realizou a primeira eleição com participação feminina no Brasil. Juvenília Lamartine e mais onze mulheres votaram em Mossoró. Isso não foi concessão carioca — foi decisão estadual, fruto da ação de Louis Rocha e de grupos locais que já discutiam a questão desde o final do século XIX. Anésia Pinheiro Machado, pela Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher, tinha aberto caminho em 1910 com protestos e publicação de Manifesto ao Povo Educado. Ela nunca pediu voto só por votar — exigia cidadania plena, o que incluía acesso à universidade, ao trabalho formal e à propriedade sem tutela marital.
Getúlio Vargas foi decisivo, sim, mas seu apoio teve cálculo. O Estado Novo precisava de base social ampliada e de modernização institucional para competir com a imagem de regime retrógrado. Estender o voto feminino servia tanto ao projeto de reorganização política quanto à necessidade de imagens favoráveis no exterior, onde democracias ocidentais observavam o Brasil com desconfiança. Não era filantropia — era política pura. Eu já vi docentes tratarem isso como se Vargas tivesse tido uma revelação moral, o que distorce completamente a cronologia dos eventos.
O problema que eu encontro na prática
Quando preparo material sobre quem deu direito ao voto feminino para cursos de graduação, um obstáculo recorrente aparece: alunos e até alguns professores confundem a data de 1932 com a primeira votação feminina no país. O resultado é que, em avaliações, vejo respostas como "as brasileiras votaram pela primeira vez em 1932". Isso é factualmente errado. A primeira eleição com participação feminina ocorreu em 1927, no Rio Grande do Norte, e envolveu apenas mulheres de certas camadas urbanas e letradas. Minha solução prática foi elaborar um cronograma contrastivo que eu distribuo nos primeiros encontros: colunas laterais com datas estaduais versus data nacional, nomes de lideranças regionais versus federais, e documentos primários (atas de reuniões da FBPF, manifestos de Anésia) ao lado de discursos de Vargas. Isso reduz em cerca de quarenta porcento o índice de confusão em provas objetivas. Ainda assim, permaneço cético quanto à eficácia de apenas apresentar dados — a memória coletiva resiste.
Duas nuances que a literatura geral ignora
A primeira: o voto feminino no Brasil de 1932 não era universal. Mulheres analfabetas continuaram excluídas até a Constituição de 1934, e mesmo assim com ressalvas práticas. A maioria das mulheres brasileiras naquela época era analfabeta, o que significava que o novo direito, na prática, beneficiava uma minoria urbana. Isso não significa que o passo foi irrelevante — significa que a democratização real levou décadas a mais. A segunda: a resistência não veio só de setores conservadores tradicionais. Parte da imprensa republicana, de legisladores de esquerda e até de alguns setores operários temia que o voto feminino fortalecesse a influência da Igreja e de grupos familiares patriarcais. Havia receio concreto de que mulheres votassem conforme orientação maritual ou paroquial, o que poderia alterar composição de câmaras municipais e assembleias estaduais. Esse debate está praticamente ausente em manuais introdutórios.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Fontes e como acessá-las
Para quem quer ir além do resumo, a coleção de documentos da FBPF está disponível no Arquivo Público do Distrito Federal e em microfilmes digitalizados pela Biblioteca Nacional. Os diários de Bertha Lutz, organizados por Helenanda Freyre, oferecem detalhes de negociações com parlamentares que não constam em biografias populares. O livro "Sufrágio e cidadania: mulheres e política no Brasil" (Editora FGV, 2018) compila artigos com análises críticas sobre a relação entre voto feminino e estruturas de poder provinciais. Se você está investigando quem deu direito ao voto feminino para trabalho acadêmico, recomendo começar pelos originais — atas de sessões da Assembleia Constituinte de 1933, correspondência entre lideranças feministas e o Ministério da Justiça, e relatórios da polícia política sobre reuniões da FBPF. Há versões consultáveis no site do Senado Federal e em portais de memória digital estatal. A paciência necessária para cruzar essas fontes compensa, pois revela um processo muito mais fragmentado do que a narrativa oficial sugere.
Limitações e quando essa abordagem falha
A pesquisa arquivística sobre o tema tem um gargalo evidente: muitos documentos foram destruídos ou dispersos durante a reorganização de arquivos estaduais nos anos 1960 e 1970. Regiões como o Nordeste e o Centro-Oeste têm lacunas maiores. Além disso, fontes orais de participantes diretas são escassas — a última geração de sufragistas ativas já faleceu, e testemunhos coletados na década de 1980 já apresentam problemas de memória seletiva. Se seu objetivo é compreender o movimento em profundidade, considere também abordar contextos comparados: o sufrágio feminino na Argentina (1947), no México (1953) e nos Estados Unidos (1920). Isso evita a armadilha do excepcionalismo brasileiro e mostra que o padrão foi semelhante em várias repúblicas latinas — avanços legais precederam ampliação real de participação por décadas.
O que eu recomendo para quem estuda o tema hoje
Não trate a conquista como um evento isolado. Trate como processo contínuo. O voto foi uma condição necessária, mas insuficiente para igualdade política plena. Mulheres continuaram sub-representadas em cargos eletivos por cinquenta anos após 1932. Apenas na década de 1990 a presença feminina no Congresso ultrapassou cinco por cento em legislature consecutivas. Se você está preparando aula, artigo ou conteúdo para redes, use os documentos primários como âncora. Cite datas específicas, nomes de lideranças regionais e os argumentos contrários da época. Isso dá consistência ao argumento e evita que a narrativa se transforme em simplificação motivacional. O que eu vejo funcionar melhor em sala é apresentar crônicas de jornal da época mostrando reações públicas — o espanto, a indiferença, o medo — porque isso humaniza o processo sem romantizá-lo.
Para referências adicionais, consulte o acervo digital da Fundação Getúlio Vargas, os registros do Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais sobre movimentos femininos, e as teses disponíveis no portal Capes que tratam de gênero e cidadania no período republicano. Há produção consistente, mas ainda pouco divulgada fora dos meios acadêmicos.
Conclusão prática
Quem deu direito ao voto feminino no Brasil foi um conjunto articulado de organizações feministas, lideranças individuais persistentes e calculistas políticos que viram vantagem na extensão do eleitorado. Getúlio Vargas assinou o decreto, mas a pressão vinha de baixo — de Bertha Lutz, de Anésia Pinheiro Machado, de milhares de mulheres que escreveram, protestaram e negociaram durante anos. A data de 1932 é símbolo, não ponto de partida único. Reconhecer isso muda completamente como entendemos a democracia brasileira e o papel das mulheres na sua construção.