Tarsila Do Amaral Uma Curiosidade - Curiosidade Sobre Tarsila Do Amaral – CLIDM
Curiosidade Sobre Tarsila Do Amaral – CLIDM

O modernismo brasileiro e os bastidores de Tarsila

A Semana de 1922 é comumente tratada como o grande marco do modernismo no Brasil, mas o que aconteceu depois disso é onde as coisas realmente se complicam. Tarsila do Amaral retornou de Paris em 1923 com um curso intensivo de cubismo nos bolsos e uma vontade clara de fundir essa linguagem europeia com algo que fosse genuinamente nosso. O problema é que "algo genuinamente brasileiro" era exatamente o conceito mais difícil de definir naquela época, e ela mesma passou anos experimentando antes de encontrar o caminho certo.

tarsila do amaral uma curiosidade que poucos conhecem

A fase antropofágica, que muitos confundem com uma simples declaração artística, nasceu de um documento jurídico quase banal: o Manifesto Antropófago, publicado em 1928 na Revista de Antropofagia. A ideia central, proposta por Oswald de Andrade, era a de devorar a cultura estrangeira para transformá-la, não a de rejeitá-la. Tarsila foi quem traduziu esse conceito para a tela com Abaporu, em 1928. A pintura em si é enganadoramente simples: uma figura humanóide de cabeça minúscula e pernas desproporcionais, sentada sobre um solo vermelho sob um sol amarelo. Mas é preciso entender que ela foi inspirada por um objeto concreto — um potes de cerâmica indígena que Tarsila encontrou em uma viagem ao interior de São Paulo. Não foi pesquisa acadêmica, foi encontro casual com um artefato que ressoou com a intenção do movimento. O que ninguém explica com clareza é a questão técnica por trás da execução. Tarsila utilizava pigmentos industriais da época, cores de tinta a óleo disponíveis em tubos de marcas como Montefiore e Maier & Martius. Ela não misturava cores no sentido clássico — havia uma preocupação deliberada em manter as cores planas, sem modelagem tridimensional. Isso era intencional. Ela queria quebrar com a tradição acadêmica brasileira, que ainda pregava o academicismo no salões oficiais. Quando você observa Operários (1933), o contraste entre o expressionismo europeu e a representação da classe trabalhadora brasileira é propositalmente áspero, não suavizado.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Uma curiosidade prática que eu descobri ao lidar com reproduções e catalogação de obras dela é a questão da paleta. Muitas reproduções digitais distorcem as cores originais porque os pigmentos de Tarsila mudaram com o tempo. O vermelho intenso que ela usava em Escravos (1923) era feito com pigmentos à base de cádmio e chrome, que escureceram ligeiramente ao longo das décadas. Em exposições, a diferença pode ser notada apenas lado a lado com fotografias da década de 1920. Trabalhando com um restaurador em 2019, enfrentei um caso onde uma obra atribuída a ela tinha camadas de verniz amareladas que estavam alterando completamente a leitura cromática da peça. A solução foi fazer uma análise espectral com espectrofotometria portátil antes de qualquer limpeza, para mapear quais cores eram originais e quais eram oxidações. Esse tipo de análise leva cerca de 40 minutos por obra e custa em média R$ 350 a R$ 600 em laboratórios especializados no Brasil, mas evita erros de catalogação que podem durar décadas. O período socialista de Tarsila, dos anos 1930 até o final da década de 1940, é o mais mal compreendido. Ela voltou ao Brasil em 1930, durante a Revolução de 1930, e passou a produzir obras com temática social, mas isso não significa que tenha abandonado a experimentação formal. Pinturas como Segunda Classe (1933) mantêm a geometrização cubista, apenas aplicada a figuras humanas em contextos urbanos. O erro comum é tratar essa fase como uma ruptura total, quando na verdade foi uma adaptação. Ela tentou ingressar no Partido Comunista Brasileiro, mas o processo de filiação era burocrático e politicamente sensível na época. Esse detalhe biográfico é importante porque explica a tensão entre o compromisso político e a autonomia artística que permeia suas obras desse período.

Outro aspecto técnico relevante diz respeito ao suporte. Tarsila pintava predominantemente em tela de algodão, não em linho. O algodão absorve mais óleo do que o linho, o que tornava as camadas mais secas e opacas. Se você observar detalhes das bordas de suas telas, percebe que a textura da tela fica visível sob a tinta — algo que não ocorre com o mesmo efeito em linho. Isso influenciava diretamente a aplicação: ela não podia fazer muitos glazes ou velaturas, então desenvolvia uma técnica de pinceladas mais diretas e marcantes. A curadoria de exposições de Tarsila no Brasil enfrenta um obstáculo logístico recorrente: a fragilidade de algumas telas dos anos 1920. O suporte de alguns trabalhos mais antigos já está com perda de aderência da tinta em certas áreas, especialmente nas telas que permaneceram enroladas por longos períodos em estoque. Transportá-las exige molduras rígidas com controle de umidade entre 45% e 55%, o que encarece empréstimos internacionais significativamente. Museus europeus muitas vezes recusam empréstimos justamente por causa desses custos, o que limita a circulação das obras fora do Brasil. Essa é uma das razões pelas quais a visão completa da trajetória de Tarsila continua difícil de montar em uma única exposição fora do país.

Quem quer acessar imagens de alta resolução das obras para estudo ou curadoria pode consultar o acervo digital do MASP, que disponibiliza imagens em resolução suficiente para análise detalhada das pinceladas. O Museo de Arte Moderno do Rio de Janeiro também mantém um catálogo online, embora com menor quantidade de imagens em alta definição. Para trabalhos acadêmicos, a bibliografia primária mais confiável é o livro Tarsila do Amaral: Um Olhar Contemporâneo, editado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que reúne ensaios técnicos sobre conservação, análise de pigmentos e contexto histórico das principais obras.