O que se debate quando se fala em conceitos de história
Teorias da história não são exercícios acadêmicos isolados. Elas aparecem toda vez que um historiador precisa decidir o que conta como evidência, o que ignora e como estruturar um argumento. O campo nasceu de perguntas simples que ninguém respondeu de forma definitiva: a história é ciência ou arte? O passado existe independentemente do historiador? Podemos conhecer a verdade histórica ou tudo é interpretação?
Teses sobre o conceito de história que ainda geram discussion
Vou listar as correntes principais e o que cada uma significa na prática de trabalho. Depois falo dos problemas reais que encontrei ao aplicá-las. A tese positivista/classicista entende a história como disciplina que deve imitar o método das ciências naturais. Causa e efeito são o padrão. Fontes primárias são a base. O historiador neutraliza seu viés e reconstrói os fatos tal como ocorreram. Essa postura dominou a historiografia do século XIX e início do século XX. Cartier, Langlois e Seignobos sistemataram o tratamento crítico das fontes nessa linha. A ideia central era que, com método rigoroso, se chegava à verdade histórica. Na prática, isso significava valorizar documentos oficiais, arquivos estatais e cronologias precisas. Arquivos da Europa Ocidental eram privilegiados. Conteúdos de povos sem registro escrito eram marginalizados ou tratados como etnografia, não como história.
A corrente idealista, associada a Croce e Collingwood, inverte a relação entre o passado e o historiador. Para Croce, só existe história viva quando o presente a reativa. O passado em si é morto. O que importa é a reconstrução mental no pensamento do historiador. Collingwood levanta isso para o plano metodológico ao afirmar que reencenar o pensamento dos agentes históricos no próprio pensamento é o trabalho fundamental. Isso mudou a forma como muitos historiadores lidam com fontes. Não basta ler um documento. É preciso entender o problema que aquele documento resolve para quem o produziu. Li um diário de guerra alemão em 2018 e passei duas semanas tentando reconstruir o repertório conceitual do autor antes de confiar em qualquer afirmação factual. Sem esse trabalho, o documento engana. O materialismo histórico marxista coloca a estrutura econômica e a luta de classes no centro da explicação. A superestrutura política, jurídica e ideológica deriva, em última instância, das relações de produção. Isso gerou historiografia social potente nos anos 1960 e 1970. Bloch, Febvre e a Escola de Annais dialogaram criticamente com essa tradição. Le Roy Ladurie trabalhou com micro-história dentro de um quadro estruturalista. Hobsbawm mostrou como temas clássicos como revolução, formação do Estado e movimentos operários ganhavam contorno novo quando a relação estrutura-agência era posta em xeque. O risco dessa abordagem é o determinismo econômico. Às vezes transforma toda a história em tabela de valores de troca e esquece que ideias, crenças e indivíduos também movem eventos.
A Escola de Annais introduziu a história estrutural, de longa duração. Braudel distinguia geohistória, conjunturas e eventos. O evento passa a ser superfície. As estruturas profundas é que importam. Isso abriu espaço para história das mentalidades, história econômica de longo prazo e história comparada. Também mudou a relação com outras disciplinas. Antropologia, sociologia e geografia entraram no campo. O problema prático é que textos de longa duração podem obscurecer a agência humana. Quando tudo é estrutura, o indivíduo desaparece. Historiadores reagiram com micro-história, começando por Ginzburg e seus estudos sobre o moleiro Menocchio. O pós-modernismo e a virada linguística colocam em questão a possibilidade de representar o passado com Neutralidade. White, em particular, argumentou que narrativas históricas utilizam recursos ficcionais de enredo e metáfora. Isso não significa que tudo seja mentira. Significa que a forma narrativa carrega valor interpretativo. Ricoeur respondeu a isso propondo uma crítica da representação sem cair no relativismo ingênuo. No dia a dia, isso aparece quando dois historiadores analisam os mesmos arquivos e chegam a conclusões diferentes sobre o mesmo período. Ambas as leituras podem ser defensáveis. A escolha entre uma e outra depende de pressupostos teóricos que nem sempre ficam explícitos.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
O conceito de história como construção de sentido une várias dessas linhas. A história não reproduz o passado. Ela constrói relatos sobre o passado a partir de vestígios dispersos. Os vestígios são finitos. A interpretação é aberta. Isso implica humildade epistemológica. O historiador sabe que seu relato é provisório e parcial. Isso não enfraquece o trabalho. Torna-o mais honesto. Uma coisa que poucos iniciantes percebem é que essas teses não competem em exclusividade mútua. Um mesmo pesquisador pode usar categorias estruturais braudelianas para mapear tendências econômicas, depois aplicar análise discursiva pós-moderna para examinar como elites legitimavam those tendências, e ainda assim manter um compromisso positivista com verificação de fontes. A escolha depende da pergunta de pesquisa. Se a pergunta é quantos impostos foram arrecadados entre 1580 e 1620, o positivismo funciona bem. Se a pergunta é como o conceito de soberania foi pensado e contestado nesse mesmo período, idealismo e hermenêutica são mais produtivos. A confusão acontece quando se aplica o método errado à pergunta errada. Já vi trabalhos de doutorado inteiro desmoronar porque o orientando tentou provar uma estrutura de longa duração usando apenas correspondências privadas de nobres. Dados insuficientes para a ambição teórica.
O ponto cego mais comum é subestimar a mediação linguística. Todo documento é linguagem. A linguagem é carregada de contextos culturais e políticos. Ler um alvará régio do século XVIII como se fosse texto neutro é erro básico. O alvará performava autoridade. Ele não apenas informava. Ele constituía uma relação de poder. Fui contratado para revisar um inventário documental sobre tráfico negreiro no Rio de Janeiro e encontrei termos como ``cabecilhas`` e ``gente boa`` usados de forma intercambiável em registros diferentes. A classificação variava conforme o interesse do funcionário público. O mesmo grupo social era nomeado de maneiras distintas dependendo se o documento servia para cobrança de impostos ou para registro judiciário. Tratar esses termos como sinônimos gerava distorções graves nas contagens populacionais. A solução foi mapear a variação terminológica antes de qualquer agrupamento estatístico. Isso custou três semanas extras de trabalho, mas salvou o artigo de uma conclusão equivoca. Outro problema real é o viés de sobrevivência documental. Fontes que chegaram até nós não representam a totalidade do passado. Elas representam o que sobreviveu ao tempo, a humidade, a guerra, a negligência administrativa. Registros coloniais espanhóis foram parcialmente destruídos no século XVI por incêndios e má conservação. Registros de comunidades indígenas no Brasil colônia são raros e muitas vezes filtrados por jesuítas ou funcionários da coroa. Isso não invalida a pesquisa. Exige transparência sobre lacunas. Historiadores que ignoram essa limitação produzem narrativas que parecem completas mas são, na verdade, reconstruções parciais disfarçadas de totalidade.
A questão da objetividade também merece cuidado. Não se trata de abandonar a busca pela verdade. Trata de reconhecer que a verdade histórica é sempre aproximativa e contestável. Popper introduziu a ideia de falseabilidade. Uma tese histórica deve ser passível de ser refutada por novas evidências. Isso é diferente do ceticismo radical. Dizer que ``tudo é interpretação`` não ajuda ninguém. Dizer que ``cada interpretação carrega limitações que devem ser explicitadas`` sim. O segundo posicionamento permite debate substantivo. O primeiro apenas paralisa. Há ainda o problema da temporalidade. A história não é cronologia pura. Diferentes escolas atribuem pesos distintos a períodos curtos, médios e longos. Eventistas focam em datas e biografias. Estruturalistas focam em séculos. Conjunturalistas focam em décadas. Nenhuma escala é intrinsicamente superior. Cada uma responde a perguntas diferentes. O erro é confundir escala com resposta. Um livro de 400 páginas sobre a Revolução Francesa pode ser mais útil que um manual de 2.000 páginas sobre a longa duração da modernidade europeia, dependendo do que se quer saber. A escolha da escala deve ser justificada pela pergunta, não por tradição institucional.
Quem trabalha com história contemporânea enfrenta um desafio adicional: a proximidade temporal dificulta a distância crítica. Fontes abundam. Testemunhos existem. Mas a paixão pelos temas frequentemente atrapalha a análise. Já revisei manuscritos de pesquisadores que estudavam conflitos armados recentes e escreviam como defensores de uma das partes, não como analistas. A solução não é fingir neutralidade. É tornar explícitos os posicionamentos e submetê-los a escrutínio público. Arquivos abertos, critérios transparentes e argumentos passíveis de reprodução são o mínimo exigível. Resumindo sem resumo: as teses sobre o conceito de história são ferramentas, não dogmas. Positivismo, idealismo, materialismo histórico, estructuralismo, pós-modernismo cada um ilumina ângulos diferentes do passado. O historiador competente conhece as ferramentas, sabe quando usá-las e quando trocá-las. Também reconhece os limites de cada abordagem. Nenhuma única tese explica tudo. A história continua sendo, essencialmente, o trabalho com restos do que foi vivo.