O que realmente funciona em sala de aula com ensino religioso nos anos finais
A BNCC traz o ensino religioso como disciplina opcional, mas obrigatória na oferta, e isso gera uma confusão constante nas secretarias. Os materiais disponíveis no mercado muitas vezes repetem o mesmo conteúdo com capas diferentes, sem considerar a diversidade real das turmas. Eu já corrigi trabalho de aluno que copiou literalmente de um dos livros didáticos mais vendidos porque o professor não tinha outra opção. O problema não é a disciplina em si, é a falta de variedade.
textos de ensino religioso do 6o ao 9o ano
O que eu recomendo para quem precisa de material concreto é começar pela Base Nacional Comum Curricular e extrair os descritores diretamente dela. A BNCC divide os conteúdos em três eixos: territórios e modos de vida, expressões culturais e éticas, e práticas cidadãs. Dentro de cada eixo, há habilidades específicas para cada ano. O ano de 6o foca em identidade e pertencimento, o 7o em diversidade cultural, o 8o em ética e convivência, e o 9o em participação social e direitos humanos. Eu tenho uma planilha própria que mapeia cada habilidade da BNCC com os gêneros textuais que melhor se encaixam. Para 6o ano, por exemplo, a habilidade EF06RE01 pede que o aluno reconheça a importância do pertencimento a um grupo. Textos de mito de fundação funcionam muito bem aqui. A Turma da Mônica tem uma história sobre como Mogny fundou sua tribo, e eu uso trechos dessa história como ponto de partida. Depois, peço que os alunos comparem com mitos de outras tradições. O resultado costuma ser surpreendente, principalmente quando aparecem alunos que nunca tinham ouvido falar do mito de criação iorubá ou dos povos originários brasileiros.
No 7o ano, a habilidade EF07RE01 trata da diversidade religiosa como patrimônio cultural. O erro mais comum é tratar todas as religiões de forma igualitária no sentido de dar o mesmo tempo e espaço. Isso não funciona na prática. Alunos de comunidades tradicionais afro-brasileiras já relataram sentir que suas crenças são tratadas como curiosidade folclórica quando aparecem ao lado de religiões de maior expressão numérica. A solução que eu encontrei foi mudar a abordagem: em vez de apresentar todas as religiões, eu apresento temas transversais como alimentação, rituais de passagem e concepções de bem e mal, e mostro como diferentes tradições abordam esses temas. É mais respeitoso e academicamente mais sólido. O 8o ano trabalha ética e convívio democrático. Aqui, textos jornalísticos e crônicas funcionam melhor que contos religiosos tradicionais. A habilidade EF08RE01 pede para o aluno identificar valores éticos universais. Eu uso notícias reais de conflitos relacionados a intolerância religiosa e peço análise crítica. No passado, um colega meu aplicou essa atividade com notícias de 2015 e os alunos ficaram chocados por não saberem que ainda aconteciam casos parecidos nos dias atuais. Isso mostra que o problema não é a falta de material, é a falta de atualização constante.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Para o 9o ano, a situação se complica. A habilidade EF09RE01 aborda participação cidadã e direitos humanos. O conteúdo é sério demais para ser tratado com atividades infantilizadas. Alunos dessa idade respondem melhor a debates estruturados do que a redações dissertativas convencionais. Eu monto rodinhas com pautas concretas: acesso de religiões minoritárias a espaços públicos, legislação sobre conscientores, casos reais de intolerância nos tribunais. Já vi turmas inteiras se engajarem quando o tema foi a ação do Ministério Público contra uma rede de fast-food que proibia funcionários de usar símbolos religiosos. Eles pesquisaram,levaram argumentos fundamentados, e alguns até citaram dispositivos da Constituição. Um problema recorrente que eu enfrentei foi a falta de materiais acessíveis para alunos com deficiência visual no ensino religioso. A maioria dos textos usados nesse componente curricular vêm em PDFs fechados ou imagens que não têm alternativa textual. Eu resolvi convertendo todos os textos em arquivos HTML com tags semânticas adequadas e usando leitores de tela testados. Também criei versões em braille para os conteúdos mais trabalhados. Levei cerca de duas semanas para montar esse sistema no início, mas depois de pronto, consegui reutilizar nos anos seguintes com ajustes mínimos.
O mercado oferece pouco material específico para esses anos. Os livros didáticos de ensino religioso cobrados pelas editoras geralmente atendem ao ciclo fundamental I ou são voltados para a formação doutrinária de uma denominação específica. Quando uma escola publica está dentro do sistema público e precisa de material laico e plural, a opções são limitadas. Sites como o Portal do MEC e o Domínio Público têm recursos gratuitos, mas muitas vezes estão desatualizados ou não seguem a BNCC. Eu acabo compilando materiais de múltiplas fontes e montando cadernos próprios por ano letivo. Isso consome tempo, mas evita o risco de adotar algo que não contempla a diversidade da turma. A avaliação também merece atenção. Muitas escolas avaliam ensino religioso como se fosse prova de português ou história, com questões de múltipla escolha sobre nomes de religiões, datas e fundadores. Isso é inadequado. O objetivo da disciplina não é memorização, é compreensão de si e do outro. Eu utilizo portfólios reflexivos, onde o aluno registra suas experiências e aprendizagens ao longo do bimestre. A correção é feita com feedback escrito, não com nota numérica. Alguns diretores questionaram esse método no primeiro ano, alegando que precisavam de notas para o boletim. Apresentei a proposta de converter os portfólios em conceitos qualitativos, que é o que a própria BNCC sugere para essa disciplina. A adaptação foi aceita após mediação com a coordenação pedagógica.
Outra situação difícil que eu tive que resolver envolveu pais que solicitaram a exclusão dos filhos de atividades relacionadas a determinadas tradições religiosas. Em uma ocasião, uma família pediu que a criança não participasse de nenhuma atividade sobre umbanda e candomblé por motivos pessoais. A lei permite a optação, mas o desafio era como adaptar o conteúdo sem isolar o aluno. Eu desenvolvi uma atividade paralela sobre rituais de cura em diferentes culturas, que podia ser realizada de forma individual. O aluno participava do tema geral, mas com um produto final diferenciado. Funcionou, mas exigiu planejamento prévio e disponibilidade para criar material adicional sempre que necessário. Se você está procurando textos prontos para usar, o site do Instituto Sou da Paz tem boas sugestões de atividades com enfoque em convivência e respeito. O projeto Escola que Protege também traz indicações de filmes e documentários que podem ser usados como base para discussões. Para o ensino religioso especificamente, o canal Educação Religiosa no YouTube reúne professores compartilhando aulas gravadas, muitas delas adaptáveis para os anos finais. Não é um material completo, mas serve como ponto de partida para estruturar suas próprias aulas.
O principal conselho que eu posso dar é evitar a tentação de usar o mesmo material ano após ano. A turma de 2024 não é a mesma de 2023, e os acontecimentos recentes moldam a forma como os adolescentes interpretam temas relacionados a religião e ética. Manter um arquivo de atividades atualizado, com pelo menos dois anos de antecedência, ajuda a garantir que o conteúdo esteja sempre ligado à realidade dos alunos. O tempo gasto com essa organização inicial retorna em pouca necessidade de improvisação durante o ano letivo.