Entendendo concordância verbal na prática
A concordância verbal é um daqueles assuntos que todo mundo aprende de forma superficial e depois trava quando aparece uma situação real. O básico é simples: sujeito na terceira pessoa do plural exige verbo na terceira pessoa do plural. Eu sei, soa bobo escrever isso em pé de página, mas é justamente nessa simplificação que mora o problema. Quando a frase se complica, a regra básica não basta. Eu já vi gente com anos de experiência escrita errando concordância em textos formais porque confiava demais no "feeling" em vez de analisar a estrutura. Uma vez, numa revisão de tese de doutorado, encontrei um parágrafo com quatorze erros de concordância dispersos. O mais complicado era uma construção onde o sujeito vinha após o verbo e havia uma locução verbal no meio. O texto dizia algo como "devem ter chegado ontem os pesquisadores" quando o correto seria "deve ter chegado ontem os pesquisadores". A pessoa tinha dividido o sujeito ("os pesquisadores") em dois e posto o verbo no plural por associação visual, não por análise sintática. Eu expliquei mostrando que em locuções verbais, só o verbo auxiliar concorda com o sujeito, e o partícípio fica invariável. Levei uns dez minutos e ela finalmente entendeu.
Exercicio sobre concordancia verbal com casos reais
O exercício prático que eu recomendo não é aquele de preencher lacunas com múltipla escolha. É muito mais útil pegar frases reais e analizar a estrutura sintática antes de qualquer decisão. Você pega uma frase, identifica o sujeito, verifica se há vocativo ou aposto que possa confundir, e só então decide a flexão do verbo. Esse método leva mais tempo no início, mas depois de um mês practicando, você consegue fazer a análise mentalmente em três segundos. O problema mais frequente é a inversão da ordem direta. Frases como "Acreditava-se em melhores dias" ou "Havia muitas razões para isso" sempre causam confusão porque o sujeito não aparece antes do verbo. No primeiro caso, "acreditava-se" está na voz passiva sintética e permanece na terceira pessoa do singular porque o "se" é partícula apassivadora. No segundo, "havia" é impessoal, ou seja, nunca tem sujeito e por isso nunca vai para o plural. Muitos escrevem "havian razões" porque acham que o verbo precisa "combater" o sujeito que vem depois, mas isso não existe em português.
Outro ponto que as gramáticas tradicionais tratam com pouca profundidade é o caso dos coletivos. "A multidão se aglomerou na rua" versus "Os habitantes da cidade se reuniram no parque". Quando o sujeito é um substantivo coletivo no singular, o verbo fica no singular mesmo que o sentido seja plural. Isso é algo que muita gente questiona, mas a norma padrão é clara. Só muda quando você usa expressões partitivas como "uma multidão de pessoas", onde o núcleo pode ser interpretado como plural dependendo da construção. Quando você vai fazer um exercicio sobre concordancia verbal de verdade, foque nesses três grupos de dificuldade: inversão de ordem, sujeitos compostos antes do verbo e sujeitos ligados por "ou". No caso de sujeitos compostos, a regra geral é plural: "O diretor e o gerente chegaram tarde". Mas se os sujeitos forem lig por "ou" e houver ideia de exclusão, o verbo pode ficar no singular: "O diretor ou o gerente deverá responder pela empresa". Essa nuance é o tipo de coisa que cai em provas e que quase ninguém domina de fato.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
O uso do pronome relativo "que" e "quem" como sujeito também gera muitos erros. Em "Fui eu que fiz o relatório", muitos colocam o verbo no plural achando que o sujeito é "eu" no sentido de flexão. Mas o relativo "que" retoma "eu" e concorda com ele, então "fiz" está correto. Já em "Fui eu quem fez o relatório", o verbo pode ir para o singular ou plural dependendo da abordagem, mas o singular é mais comum e amplamente aceito. Existe ainda a questão dos verbos "haver" e "ficar" usados com valor de existência e lugar. "Houve muitos casos" está correto porque "haver" no sentido de existir é impessoal. Já "Ficaram muitos casos na mesa" está errado; o correto é "Houve muitos casos na mesa" ou "Muitos casos ficaram na mesa". O erro aqui é usar "ficar" como sinônimo de "haver" quando na verdade "ficar" exige um sujeito determinado.
Se você quer praticar de forma eficaz, eu sugiro o seguinte: pegue textos jornalísticos ou acadêmicos, destaque todos os verbos e verifique se cada um está concordando corretamente com seu sujeito. Anote os erros que encontrar. Esse processo de identificação ativa é muito mais eficiente do que resolver listas genéricas de exercícios. Em duas semanas de prática diária, você começa a notar padrões e seus próprios erros típicos. Aí sim você transforma a consciência em habilidade. O que a maioria das pessoas não considera é que a concordância verbal também tem variações dialetais e registros. Na fala cotidiana, é perfeitamente comum ouvir "foram eles que chegou", uma construção que a norma culta rejeita mas que está amplamente difundida. Saber a regra não significa que você deve escrever dessa forma em qualquer contexto. O importante é entender quando a flexão é obrigatória e quando a variação é aceitável, dependendo do registro que você está utilizando.
Se o seu objetivo é se preparar para provas ou para escrita formal, o caminho mais direto é estudar os casos que mais geram dúvida e fazer análise sintática de frases complexas todo dia. Dedique uns vinte minutos por dia durante quinze dias e o resultado será visivelmente melhor. Não adianta decorar regras sem aplicar. A concordância se fixa quando você a usa ativamente, não quando você a revisa passivamente.